O comunicado da empresa diz ainda que apoio prestado pela Sonae à comunidade beneficiou cerca de 1500 instituições com cerca de 6 milhões de euros e os descontos em cartão e talão deram origem a uma poupança por parte das famílias por portuguesas de cerca de 313 milhões de euros.
A propósito destes resultados, Paulo Azevedo, CEO da Sonae, refere que “hoje podemos dizer que o enorme esforço dos últimos anos de toda a nossa equipa, para aumentar a atratividade da nossa oferta e conquistar a preferência de cada vez mais clientes ao mesmo tempo que reduzíamos a nossa dívida, foi bem-sucedido. Apresentamos hoje resultados trimestrais que conseguem aliar um crescente ritmo de ‘desalavancagem’ com uma aceleração do crescimento das vendas. Claro que também nos sentimos realizados com o nascimento neste trimestre de uma empresa com posições competitivas sólidas e competência demonstrada em todos os segmentos do mercado de Telecomunicações – a Zon Optimus.”
Através das suas insígnias de retalho, a Sonae aumentou em 5% o volume de descontos concedidos nos primeiros nove meses de 2013. O Cartão Continente alargou as vantagens oferecidas a novas áreas e já chegou a mais de 3,3 milhões de famílias portuguesas. O Cartão Sport Zone também continua a aumentar a sua penetração.
O volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 2% para 3 467 milhões de euros, suportado principalmente por ganhos de quota de mercado no negócio alimentar e pela retoma do crescimento da área de retalho especializado no terceiro trimestre do ano.
O volume de negócios da Sonae MC (retalho alimentar) totalizou 2 492 milhões de euros, 4% acima do valor alcançado nos nove primeiros meses de 2012. A Sonae SR (retalho especializado) alcançou um volume de negócios de 827 milhões de euros, registando um desempenho assinalável face à evolução do mercado na Península Ibérica. Depois de oito trimestres consecutivos condicionada pela retração do consumo, a Sonae SR registou um crescimento de 1% das vendas no terceiro trimestre deste ano.
As vendas internacionais atingiram 229 milhões de euros no conjunto dos nove meses do ano, representando 28% do total, sendo que no terceiro trimestre verificou-se um crescimento like for like de 5pp, num sinal de melhoria no negócio Internacional da Sonae SR. Nos últimos três meses, a Zippy entrou em três novos países (EUA, Jordânia e Qatar) e a MO em Malta através de acordos de franchising, prosseguindo com a estratégia de desenvolvimento internacional da Sonae.