Olivier Leparc e Carole Jombart, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, apresentaram em Lisboa algumas das novidades do SIAL 2012, entre as quais, a maior ergonomia na divisão dos setores da exposição. Os visitantes terão acesso direto a cada um dos grandes setores: produtos do mundo, produtos secos, produtos frescos, produtos gourmet e vinhos e ainda uma nova área, dedicada a bebidas e produtos lácteos.
Ao todo serão 106 os países representados. De acordo com a organização do SIAL, entre os setores mais relevantes e que apresentam uma forte progressão estão os produtos lácteos, os produtos com açúcar e as especiarias. Contudo, as carnes e os congelados são igualmente muito procurados pelos visitantes, que vêm sobretudo da área do retalho e distribuição (49%), das indústrias alimentares (28%) e da restauração (17%), sendo os restantes da área dos serviços. Desafios como a competitividade, os novos modelos de distribuição, as marcas de distribuição e o desenvolvimento sustentável são algumas das vertentes de inovação que se podem encontrar no SIAL.
Durante o SIAL Paris será ainda conhecido o grande vencedor do SIAL d’Or, o produto mais inovador e bem-sucedido comercialmente em 2011, e cuja votação decorreu em maio, no Canadá, por via das publicações parceiras do evento – entre as quais a DISTRIBUIÇÃO HOJE, que é parceiro do evento para o mercado português.