Em Portugal, no segundo trimestre de 2015 verificou-se um crescimento nos pagamentos Contactless, de acordo com a Mastercard, “as transações realizadas com os cartões Mastercard e Maestro Contactless registou um incremento de 277% comparativamente com o mesmo trimestre do ano passado.
Ainda de acordo com a Mastercard o valor médio transação, em Portugal, é de 11,29€, tendo cada cartão reponsável por 2.4 taps (ação de aproximação do cartão ao terminal de pagamento), representado assim um crescimento de 36% por cartão ativo, em comparação com o segundo trimestre de 2014.
De acordo com Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard Portugal: “Portugal apresenta as condições necessárias para que os pagamentos Contacless se generalizem e façam parte do dia-a-dias dos consumidores. Neste sentido a Mastercard irá continuar a colaborar de forma estreita com os bancos e parceiros com o objetivo de contribuir para o incremento dos pagamentos Contactless junto dos comerciantes ajudando-os na expansão na aceitação desta inovação, colaborando assim de forma ativa para a massificação dos pagamentos Conctaless nas lojas no nosso mercado”.
No resto da Europa as transações Contactless registaram um crescimento de 170% comparativamente com igual período em 2014. O número de consumidores que utiliza este tipo de pagamentos cresceu também 20%.
De acordo com os responsáveis da Mastercard existem mercados, como o inglês, sobretudo na capital, Londres, onde o uso do Contacless é muito usual, fruto da utilização desta tecnologia para os pagamentos dos transportes públicos (Oyster) daquela cidade.
Em Portugal todo o retalho do grupo Sonae, os supermercados Lidl, os restaurantes McDonald’s já utilizam esta tecnologia.