Anna Lins, a primeira mulher a fazer sushi em Portugal, é agora a Chef Executiva da Go Natural.
“Adorava que no futuro a marca fosse vista como muito mais do que comida de conveniência, que passe a ser um destino obrigatório, uma referência alimentar necessária, que possa ajudar e moldar as escolhas alimentares corretas de gerações futuras”, revela Anna Lins, que agora é responsável pelo menu da marca de comida de conveniência saudável.
Com um percurso focado na cozinha japonesa, asiática e dietética, Lins frequentou o Curso Superior de Cozinha e Produção Alimentar (ESHTE), passou pelos restaurantes Midori, Sushi Bar da Bica do Sapato, QB Essence, desenvolveu um projeto com o Chef Paulo Morais, o Umai “asins twist” e Izakaya do Umai, e leciona as disciplinas de Cozinha Asiática e Cozinha Dietética na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Recentemente, fez parte do grupo de 19 pessoas, em Portugal, que recebeu uma certificação ao nível do sushi, sendo a única mulher. “A certificação em sushi, dada por uma entidade japonesa, é importantíssima para mim pois consolida o meu crescimento na cozinha japonesa e termina um ciclo que começou há 16 anos quando me foi dito pelo meu primeiro cliente (japonês): ‘Anna, as mulheres não fazem sushi’. Não tem sido fácil combater esse estereótipo, mas estou feliz por ter sido a primeira portuguesa a fazer sushi (profissionalmente) e a primeira a ser certificada”, refere a Chef.
Quanto ao futuro, a nova Chef Executiva da Go Natural chega com “uma perspetiva externa à marca e a fervilhar de vontade de aplicar uma série de ideias. Espero poder associar as duas grandes experiências profissionais que tenho, – a de ser Chefe de Cozinha com a de dar aulas de cozinha dietética”. E, para si, uma coisa parece mais que certa: “Para quem não passa 10h por dia enfiado numa cozinha, e quer manter uma alimentação equilibrada e saudável, o mais simples é colocar-se nas mãos da Go Natural e relaxar!”