Foi recentemente divulgado o estudo Superbrands relativo ao ano de 2023, com algumas alterações naquilo que é a classificação no top 20.
De acordo com nota enviada para as redações, há sete marcas portuguesas representadas, o que assinala um crescimento significativo face aos resultados de 2020, sendo que foram avaliadas cinco dimensões: Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades.
O Continente é a marca mais reconhecida pelos consumidores de forma global, sendo que as marcas de retalho dominam o top 3 na dimensão “Satisfação das necessidades”.
“Na dimensão “Marcas únicas”, o Continente volta a liderar acompanhado por grandes marcas internacionais, como a Coca-Cola e a Apple. De destacar que, na dimensão “Confiança”, duas das marcas do Top 3 são marcas portuguesas – Continente e Delta Cafés -, acompanhadas pela Apple”, explica-se em comunicado.
O Continente mantém-se a marca com maior número de referenciações espontâneas e a que mais cresceu em todas as dimensões. Delta Cafés e Pingo Doce subiram na posição, enquanto a Super Bock, a NOS e a EDP entraram no Top 20+, quando se analisam as variações de posicionamento das marcas entre o último estudo apresentado em 2020 e o deste ano.
Top de referenciação pelo consumidor:
- Continente
- Samsung
- Adidas
- Apple
- Delta
- Pingo Doce
- Nike
- Zara
- Nestlé
- Coca-Cola
- Vodafone
- Lidl
- Nivea
- Mercedes
- MEO
- Super Bock
- NOS
- LG
- EDP
- IKEA