Quantcast
Retalho

Primark: Mercado ibérico representa 18% de vendas globais

iStock

A Primark apresentou durante os últimos dias os seus resultados para o primeiro trimestre do seu ano fiscal, mostrando que os mercados português e espanhol, onde a retalhista deposita grandes expetativas, estão a crescer a bom ritmo.

Segundo o explicado em comunicado, os dois países cresceram em termos de vendas 9%, sendo que os dois mercados, quando combinados, já representam 18% do total de vendas da retalhista. Para se ter uma noção da dimensão concreta, o mercado francês e italiano representam aproximadamente 16%.

 

Apesar dos bons resultados alcançados entre Portugal e Espanha, os dados globais do desempenho da Primark no conjunto dos mercados onde desenvolve a sua atividade sofreram uma queda de 0,4% face ao valor alcançado no mesmo período do ano anterior, fixando-se as vendas nos 3.363 milhões de libras (3.990 milhões de euros).

Por outro lado, se excluído o impacto da taxa de câmbio, o volume de negócios registou um aumento de 1,9% face ao valor registado nos 12 meses anteriores. Este crescimento tem sido apoiado pelo bom desempenho de mercados como Portugal, Espanha, França, Itália, Europa Central e Oriental e Estados Unidos.

 

Em sentido contrário, as vendas no Reino Unido e na Irlanda diminuíram durante o período de análise. Estes dois países, que representam aproximadamente 45% das vendas totais, verificaram uma diminuição das vendas na ordem dos 4%.

Outro resultado interessante foi o alcançado do outro lado do Atlântico, onde a marca tem investido fortemente em cimentar a sua presença. O mercado norte-americano, que representa aproximadamente 5% das vendas, também registou um crescimento de 17%.

 

“Apesar das condições de mercado no Reino Unido e na Irlanda, continuamos confiantes na proposta da Primark e continuamos a concentrar-nos em iniciativas de produtos, digitais e de marca para impulsionar o crescimento da marca”, afirma a empresa-mãe da Primark em comunicado.

Primark acelera internacionalização nos EUA e anuncia flagship

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever