Quantcast
economia

Portugueses mantêm otimismo cauteloso em relação à economia

Confiança do consumidor desce e economia é principal preocupação

Os consumidores portugueses estão a recuperar a confiança na retoma da economia, embora os indicadores das expectativas económicas e de rendimentos continuem a manter um nível muito baixo. De acordo com o estudo Consumer Climate Europe da GfK, as expectativas económicas registam o melhor valor desde outubro de 2009 (-2 pontos), encontrando-se quase em linha com a média plurianual de 0 pontos. 

No final do ano passado, o indicador registava um nível de -12,4 pontos e há um ano registava -43,4 pontos. Relativamente às expectativas de rendimentos os europeus sentem-se mais otimistas no desempenho económico. O indicador manteve-se em -23 pontos, o mesmo valor que em dezembro e recuperou face a março de 2013 (-50,8 pontos).

A disposição para comprar, por sua vez, continua a ser o pior indicador dos consumidores portugueses. Caiu para -33 pontos, para um nível de quase 6 pontos abaixo daquele registado no final do ano passado. Todavia, há 12 meses, a situação ainda era pior, com o indicador a -44,7 pontos.

 

Nos restantes 14 Estados da União Europeia, a sondagem da GfK indica que se verifica um ligeiro crescimento nas economias e os consumidores esperam que a crise tenha fim no decorrer do ano. O índice do Clima de Consumo na UE reflete esta tendência e ganhou um total de 0,8 pontos no primeiro trimestre de 2014, encontrando-se atualmente em 8,4 pontos.

Em quase todos os países contemplados no GfK Consumer Climate, os indicadores das expectativas económicas e dos rendimentos, bem como a disposição para comprar, estão a apontar para cima. O índice de Clima de Consumo na UE (28 países) também está a recuperar. Em março, registou 8,4 pontos, um aumento de 0,8 pontos no primeiro trimestre deste ano e o valor mais elevado desde abril de 2008. 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever