Retalho

Portugueses fazem compras online em média cinco vezes por ano

Portugueses fazem compras online em média cinco vezes por ano

O shopper online português faz, em média, compras online cinco vezes por ano. De acordo com o mais recente estudo do Observador Cetelem, no último ano, os gastos médios dos portugueses com compras online rondaram os 600 euros, um crescimento de 12% face ao período homólogo.

Numa nota enviada às redações, o Observador Cetelem revela que “o comércio online está a crescer em Portugal e a conquistar cada vez mais consumidores. Isto verifica-se no aumento do número de clientes e nos montantes gastos pelos consumidores”. Os resultados do inquérito do Observador Cetelem, realizados entre 12 e 23 de março, indicam que cada consumidor, gastou em média cerca de 600 euros nos 12 meses anteriores ao inquérito, um valor que representa mais 60 euros do que no período homólogo.

“Nos próximos 12 meses, 80% dos portugueses tencionam gastar o mesmo. Já 14% esperam gastar mais em compras online e apenas uma minoria (7%) indica pretender reduzir os seus gastos. Numa análise mais detalhada, é possível verificar que os portugueses entre os 25 e os 34 anos são os que mais gastam (744 euros), seguidos dos consumidores entre os 45 e os 54 anos (728 euros). Na Grande Lisboa (17%) e na região Sul (24%) os consumidores pretendem gastar entre 250 euros e 499 euros, enquanto no Grande Porto 29% assumem gastar entre 500 euros e os 1199 euros”, diz ainda o estudo.

A nível regional, ficamos a saber que a região Centro é aquela que concentra o maior número de online shoppers (41%), seguindo-se a região Sul (39%) e a região Norte (33%). O Observador Cetelem revela, ainda que há mais compradores online entre a população da Grande Lisboa (45%) do que no Grande Porto (36%).