A Planet Portugal acaba de materializar, no mercado português, a sua parceria internacional com a WeChat, de forma a melhorar a experiência de compra dos consumidores chineses, que podem agora pagar com a sua carteira digital em Portugal, tornando-se a primeira empresa prestadora de serviços de pagamentos internacionais a disponibilizar esta forma de pagamento a nível nacional.
O acordo foi assinado com a Tenpay, empresa do grupo Tencent Financial Tecnhologies, de forma a lançar um programa que permita aos turistas chineses pagarem pelas compras ou serviços que adquirem no nosso país, de forma segura, rápida e eficiente, através da funcionalidade de pagamento digital disponível na WeChat, uma das maiores plataformas de social media na China.
Desta forma, a Planet Portugal e a WeChat disponibilizam agora aos consumidores chineses que visitem Portugal uma ferramenta muito conveniente (tecnologia QR Code), oferecendo-lhes a alternativa de pagamento com que mais se identificam, quer estejam no aeroporto a pagar uma refeição ou a comprar uma revista, num hotel a pagar a sua estadia, ou estejam nas mais luxuosas lojas do nosso país a realizar as suas compras Tax Free.
O WeChat Pay é uma das plataformas de pagamento móvel mais populares na China, sendo que o seu número de transações diárias de pagamento ultrapassou os mil milhões em 2018. A solução de pagamento transfronteiriço oferecida pela WeChat Pay ajuda os lojistas de todo o mundo a atrair viajantes chineses para as suas lojas, apresentando-se como uma ligação duradoura para os seus 800 milhões de utilizadores.
Os consumidores asiáticos, com maior destaque para os chineses, são um target muito atraente para o mercado de compras Tax Free em Portugal, setor onde a Planet se insere como um dos principais operadores tax free do mercado. Dentro do mercado português de pagamentos de compras tax free, os mercados de origem asiática têm vindo a consolidar o seu crescimento ano após ano, com destaque para a China que, no final de setembro apresenta um crescimento acumulado de 6%, com uma venda média de 2.269 euros, representando 30% do mercado (Informação disponível na Planet Intelligence de setembro 2019).
Para Rui Ramos, diretor-geeral da Planet Portugal, “o WeChat é uma das app’s mais utilizadas nos mercados asiáticos, com centenas de milhões de utilizadores registados”, salientando que “o nosso objetivo é proporcionar a estas nacionalidades as melhores experiências nas suas compras, desde o pagamento ao reembolso de Tax Free, através de serviços simples e intuitivos que já fazem parte do seu quotidiano, mas nos seus países de origem”.