Tecnologia

Alipay e Wechat chegam a Portugal para dar resposta ao aumento de turismo chinês

Alipay e Wechat chegam a Portugal para dar resposta ao aumento de turismo chinês

A Global Blue anunciou esta semana o lançamento das soluções Alipay, detida pelo gigante de e-commerce Alibaba, e Wechat no mercado português. De acordo com a empresa, estas soluções permitem fazer o reembolso do IVA, “imediato e em tempo real” a turistas chineses e vêm dar resposta ao aumento de turismo chinês em Portugal.

“Entre as várias vantagens deste novo serviço disponibilizado pela Global Blue está a transparência da operação, uma vez que o reembolso imediato do IVA é comunicado ao turista chinês através de uma mensagem para o seu telemóvel, dentro de uma das aplicações Alipay ou Wechat. Por outro lado, o turista chinês pode sentir-se motivado a fazer mais compras com o montante que recebeu de reembolso, aumentando, assim, a rentabilidade para os comerciantes”, explica a empresa numa nota enviada às redações.

Renato Leite, Managing Director da Global Blue em Portugal, sublinha que se trata de “uma solução dirigida aos turistas chineses, que são dos melhores turistas de compras em Portugal. Temos, por isso, promovido um conjunto de sessões de formação sobre a utilização deste novo serviço, por forma a habilitar todos os comerciantes que trabalham connosco a servirem ainda melhor os turistas chineses que visitam o nosso país”.

Segundo dados da empresa, o número de turistas chineses a fazerem compras em Portugal tem vindo a aumentar, representando atualmente cerca de 18% do total de turistas de compras, mais 4% que no período homólogo. As vendas tax free aos turistas chineses também aumentaram 26% face ao ano passado, assim como a compra média, que aumentou 13%, para os 727 euros.

Na China, de onde é originária, a plataforma de pagamentos Alipay conta com 520 milhões de utilizadores ativos. Já o WeChat, plataforma de mensagens instantâneas, tem cerca de mil milhões de utilizadores ativos.