Quantcast
Sustentabilidade

Em 2024, A Padaria Portuguesa já doou 360 toneladas de alimentos

A Padaria Portuguesa já doou 360 toneladas de alimentos em 2024 Direitos Reservados

A Padaria Portuguesa já doou cerca de 360 toneladas de alimentos a mais de 20 associações parceiras de janeiro a setembro deste ano.

Segundo o comunicado de imprensa, a empresa conta com uma rede de parceiros alargada, em que os voluntários das instituições recolhem os excedentes alimentares, quando termina o horário de expediente das lojas, para fazerem chegar alimentos a quem mais precisa.

 

Diariamente, A Padaria Portuguesa afirma aproveitar 280 kg de borras de café orgânico – cerca de 8 toneladas por mês -, que transformam em cogumelos NÃM, usados posteriormente na empada de cogumelos.

Neste sentido, também as cascas de 1500 laranjas provenientes dos sumos vendidos nas lojas, são reaproveitadas e dão origem a 750 kg de compota de laranja, que também se vende n’ A Padaria Portuguesa. Também as cascas de maçã são transformadas e é-lhes dada uma segunda vida: 22kg de cascas de maçã dão origem a 4,5kg de farinha de maçã, que são usados nas Areias e na base de tartes.

 

Também o óleo alimentar usado nas lojas é recolhido e reciclado em biodiesel, para ser depois utilizado em 15 carrinhas d’A Padaria Portuguesa que fazem a distribuição diária de padaria e pastelaria fresca pelas lojas.

De acordo com a nota de imprensa, estas carrinhas percorrem aproximadamente 12.000 km por mês, o que reduz as emissões de CO2 em cerca de 12,4%, o equivalente a 19 toneladas de CO2.

 

A retalhista alimentar diz que pretende “continuar a apostar ativamente numa economia cada vez mais circular”, ao mesmo tempo que pretende dinamizar ações de canalização dos excedentes alimentares através de colaborações com associações, paróquias e parceiros locais.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever