Devido ao aumento das queixas de consumidores vítimas de fraudes em esquemas digitais, ou com recurso a meios digitais, o Portal da Queixa e o OLX decidiram realizar uma parceria para combater o cenário.
Em janeiro de 2020, o Portal da Queixa recebeu 330 reclamações relacionadas com burlas, o que representa um aumento de 19% face ao mesmo período do ano anterior. Em 2019, o portal recebeu um total de 3450 reclamações, o que representou também um crescimento de 13% em comparação com o ano anteiror.
A parceria visa a estreita colaboração, troca de informação e sinergias entre as duas entidades, com o objetivo de criar procedimentos que ajudem os consumidores a evitar este tipo de situações. As queixas por fraudes mais registadas verificam-se em pagamentos online, esquemas fraudulentos através de SMS, roubos de identidade e dados pessoais, lojas online fictícias, phishing, entre outros cibercrimes.
A fraude digital ou a fraude com recurso a meios digitais não é uma novidade para o OLX, tratando-se de uma das suas principais preocupações/prioridades não apenas em Portugal como em outros mercados. Assim, o OLX realiza periodicamente inquéritos, através da app, aos utilizadores dos diferentes mercados para verificar a evolução de experiências negativas na plataforma. Ao realizar um estudo, em dezembro de 2019, com cerca de 1000 utilizadores do OLX Portugal, apenas 95 dos inquiridos referiram ter tido uma má experiência. O mercado português foi o que registou um índice mais baixo de más experiências entre todos os mercados europeus em que o grupo opera.
Recentemente, o OLX também criou “Pontos de Encontro“ em três centros comerciais para facilitar a conclusão das transações. A implementação desta iniciativa tem como objetivo alertar para as melhores práticas para a realização de negócios, contribuindo para eliminar barreiras de natureza operacional. Assim, os centros permitem que anunciantes e compradores realizem trocas e vendas em locais devidamente identificados e seguros.