As caixas automáticas Multibanco já têm 30 anos. Nasceram a 2 de setembro de 1985, com a instalação de nove caixas automáticas em Lisboa e no Porto, e hoje são já cerca de 13 mil as caixas automáticas instaladas em todo o território nacional.
“30 anos depois, pode dizer-se que o Multibanco é um aliado e um amigo porque facilita o dia-a-dia dos Portugueses colocando à sua disposição uma série de serviços de uma forma cómoda, fácil e segura. São cerca de 13 mil caixas automáticos existentes de norte a sul do País, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, disponíveis 24 horas por dia durante os sete dias da semana. Seria possível viver sem o Multibanco? Seria, mas era certamente muito mais difícil”, refere a SIBS em comunicado.
As primeiras caixas automáticas Multibanco permitiam fazer levantamentos, consultas de saldos e movimentos e a alteração do PIN do cartão MB. Hoje, são mais de 90 os diferentes tipos de operações disponíveis, como o carregamento do telemóvel ou do passe de transportes, o pagamento de serviços e a emissão de licenças de caça e pesca.
“O trabalho não está concluído. Assim como há 30 anos não se imaginava como iria evoluir o sistema de pagamentos eletrónicos em Portugal, também nos dias de hoje não é possível ter uma ideia exata como vai ser daqui a 30 anos. O comum cidadão faz futurologia enquanto a SIBS está já a trabalhar no futuro. Assim, como há 30 (ou 32) anos começou a desenvolver e a criar o futuro, a SIBS está já a trabalhar naquilo que será o sistema daqui a uns anos. Está já a construir e a imaginar a melhor maneira de satisfazer os seus utilizadores”, conta a SIBS.
A SIBS gere atualmente cerca de três mil milhões de operações financeiras por ano na Europa e em África, com um valor superior a 4,5 mil milhões de euros.