Retalho

Missão Continente distribuiu mais de 12 milhões de euros em excedentes alimentares

Missão-Continente-logo

Em 2019, a Missão Continente distribuiu um total de 12,3 milhões de euros em excedentes alimentares, dois quais 8,5 milhões foram doados a 1 013 instituições de solidariedade social e de apoio a animais espalhadas pelo país. Para além destas da doação a instituições, o continente disponibilizou 3,8 milhões de alimentos aos colaboradores para consumo em horário laboral.

As doações a instituições são realizadas ao longo de todo o ano, nas mais de 300 lojas Continente e são as próprias que asseguram as entregas, em função das necessidades das instituições.

No ano passado, as instituições de solidariedade social receberam doações no valor de 6,6 milhões de euros e as associações de apoio a animais receberam excedentes no valor de 1,9 milhões de euros. Outros 264 mil euros reverteram para projetos específicos.

Os artigos doados incluíram produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares. A Missão Continente procura combater o desperdício alimentar e é através das doações que garante o reaproveitamento dos seus produtos.

Além das doações das lojas, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, a Missão Continente realizou recolhas de alimentos que resultaram na entrega do equivalente a mais de 330 mil refeições a famílias carenciadas. Numa outra iniciativa, em colaboração com o Banco Alimentar Contra a Fome, recolheu 1 000 toneladas de alimentos. Ainda, o Banco Solidário Animal, organizado pela Animalife, permitiu angariar mais de 745 toneladas.