A Media Markt abriu a sua décima loja, desta feita em Matosinhos. Com 2600 metros quadrados, esta loja tem o foco voltado para o digital e para experiência do cliente e é a primeira loja do grupo a adotar um novo modelo de negócio, cujo objetivo é “estabelecer novos parâmetros para o futuro do retalho e oferecer a experiência de compra do amanhã.”
Numa nota enviada às redações esta quinta-feira (17 de novembro), a insígnia revela que “a Media Markt Matosinhos abriu as portas à mudança. O objetivo é reformular todos os estabelecimentos da Media Markt em Portugal de modo a adaptá-los ao novo modelo”. Segundo Manuel Coimbra, Diretor Regional da Media Markt em Portugal, “com este projeto, a Media Markt aposta fortemente no mercado português, onde vê grandes possibilidades de crescimento”.
Esta unidade vem criar 90 novos postos de trabalho e faz parte de um projeto-piloto da insígnia que “supõe uma transformação do modelo operacional da empresa”, refere a Media Markt.
Assim, a estrutura interna da Media Markt muda e passa a ter novas funcionalidades, digitalizando grande parte dos processos atuais com o objetivo de obter ganhos em termos de eficiência e relevância para os clientes.
“Praticamente todos os departamentos estão envolvidos neste projeto, ganhando em eficiência e qualidade: desde o customer experience ao supply chain, compras e marketing”, indica Manuel Coimbra. “É uma mudança de 360 graus a todos os níveis, que pretende colocar o nosso cliente no centro de todos os movimentos para que viva uma experiência de compras completamente digitalizada, mais dinâmica e conectada”, acrescenta o Diretor Regional da Media Markt.
Experiência do cliente passa a estar no centro
Para além de etiquetas eletrónicas, que permitirão ter os preços em loja sempre atualizados, em breve a insígnia implementará também um novo sistema de fidelização para o cliente que avisa sobre as ofertas disponíveis quando visita a loja através de mensagens personalizadas.
Para além disso, a Media Markt irá desenvolver elementos interativos com informações sobre os produtos, como é o caso de displays digitais que permitem ao cliente comparar o produto com outros através da tecnologia Kinect da Microsoft ou consultar um catálogo virtual tátil que mostra os produtos nas suas dimensões reais.
Robot criado por uma startup portuguesa
A nova loja de Matosinhos é ainda a primeira da insígnia no país a adaptar-se ao plano de transformação digital dos estabelecimentos da empresa, que está atualmente a ser executado em Espanha. “A loja é mais experiencial, com espaços completamente digitalizados e modernos onde os clientes podem ver, tocar e aprender a utilizar os produtos em primeira mão”, explica a Media Markt.
Destaque ainda para a integração do robot WiiGO, um carrinho de assistência a pessoas com mobilidade reduzida que acompanha o cliente de forma autónoma e que foi totalmente desenvolvido por uma startup nacional, a Follow Inspiration.
“Este robot, que conta com a mais recente tecnologia, identifica e segue de forma autónoma a pessoa com dificuldades, acompanhando-a em todo o processo de compra”, sublinha Filipe Fernandes, gerente da Media Markt Matosinhos.
De resto, ficamos a saber que a Media Markt de Matosinhos contará com uma zona Stop&Go, para recolha das compras, e uma zona de personalização de produtos, que permite ao cliente desenhar a sua própria caixa.
“O desafio é fazer com que a experiência de compra dos clientes seja superior às suas expetativas e que saiam da loja completamente satisfeitos e felizes”, conclui. E para isso, a insígnia instalou três grandes Social Walls nos quais serão projetados conteúdos diferentes a cada momento: desde selfies dos clientes a comentários dos utilizadores nas redes sociais da Media Markt, vídeos sobre os serviços da loja, etc.