Este ano devem ser vendidos 16 milhões de terminais POS NFC-ready, um número que vai continuar a crescer nos próximos anos, à medida que a tecnologia de pagamento sem contacto se vai espalhando por um leque mais alargado de dispositivos.
Dados apurados num estudo da Berg Insight revelam que no final deste ano, a base instalada de terminais com suporte para a tecnologia rondará os 45 milhões, sendo que em 2020 chegará aos 86,9 milhões, que representarão 77% dos terminais POS existentes em todo o mundo.
A confirmar-se a estimativa, o crescimento dos terminais de pagamento com capacidade para ler a tecnologia NFC nos próximos cinco anos avançará a um ritmo próximo dos 18%. Este crescimento deve-se sobretudo ao peso cada vez maior dos chamados mPOS, que são pontos de venda móveis, como um telemóvel, um smartphone ou um dispositivo wireless dedicado a operações de pagamento.
Com o número de dispositivos móveis com NFC a crescer, este segmento tem ganho relevância. O estudo mostra que desde o início do ano, três em cada cinco terminais POS vendidos suportam tecnologia NFC, uma tendência que é ainda mais vincada na Europa e na América do Norte, onde mais de 90% das novas unidades tiram partido da tecnologia.
O estudo da Berg Insight também sublinha que o número de terminais POS vendidos e ativos é bastante diferente, mas revela que o gap está a reduzir-se e indica que até final de junho já era possível fazer pagamentos sem contacto em 15 milhões de terminais espalhados pelo mundo.