MDD ganham quota de mercado mas estabilizam crescimento no 1º S 2012

APED: aumento do IVA terá "grave impacto" nas grandes superfícies

De acordo com a informação da Kantar Worldpanel do painel representativo do consumo dos Lares Portugueses, verificou-se que as Marcas da Distribuição (MDD) continuam a ganhar quota de mercado às MDF, no consumo doméstico, mas estabilizaram o seu crescimento, em volume, durante o 1º semestre de 2012. 

O estudo revela  ainda que por cada 100 euros gasto pelo Consumidor cerca de 38,4€ são gastos em MDD, considerando o mercado FMCG sem Frescos. Há assim um crescimento da quota da MDD que é feito sobretudo pela troca vinda de marcas MDF, e não pela intensificação de consumo em MDD pelo lares que já compravam MDD.

Ou seja, as MDD entram num “novo ciclo” quase sem aumento de volume e apenas crescendo em valor por troca direta com as Marca do Fabricante (MDF).

 

Gregos fora da crise

Do lado das MDF há exemplos de sucesso. Será o caso, por exemplo, dos iogurtes gregos que estão a escapar à crise. Estão aliás a crescer. Esta categoria lançada em 2010 no mercado nacional tem vindo a crescer tendo atingido no 1º semestre de 2012 uma taxa de penetração de 21,9% dos lares. No período homólogo de 2011 esta categoria tinha 10,8% de penetração.