A Mastercard e a M-KOPA firmaram uma parceria que pretende iluminar as casas dos africanos que ainda vivem sem eletricidade. O grande objetivo do projeto é dar acesso a eletricidade a acerca de 625 milhões de pessoas.
Numa nota enviada às redações, a Mastercard explica que “a M-KOPA, que disponibiliza já energia acessível, segura e limpa a 3 milhões de pessoas em África, vai utilizar a tecnologia de pagamento Quick Response (QR) da Mastercard para levar o seu programa solar pioneiro de pagamento pay-as-you-go a toda a África Oriental”
As duas empresas também têm vindo a trabalhar para lançar, no Uganda, um piloto do Masterpass QR, uma tecnologia aberta e interoperável que vem criar um novo canal de pagamento pay-as-you-go.
“Apesar da energia solar permitir eletrificar lares e negócios de modo independente pressupõe, em regra, um investimento inicial avultado. Através de financiamento pay-as-you-go, os clientes poderão adquirir um sistema solar a crédito e pagar pequenas quantias diariamente, de forma rápida, através de dinheiro móvel e com um custo muito inferior ao que teriam anteriormente com fontes de luz perigosas como o querosene”, acrescenta a empresa.
A Mastercard anunciou também esta semana, no âmbito do Mobile World Congress, que decorreu em Barcelona, que estabeleceu uma parceria com o Facebook para capacitar as pequenas empresas em África e na Ásia para a aceitação de pagamentos eletrónicos e móveis.
“O acesso aos pagamentos digitais permitirá a estas empresas expandirem-se para novos mercados e aceder a serviços financeiros e outros produtos que lhes darão mais oportunidades de fazerem crescer os seus negócios”, refere a Mastercard.
Para já, a Mastercard vai avançar com um piloto na Nigéria apoiado pelo Ecobank e Zenith Bank que consistirá na disponibilização de um bot Masterpass QR no Messenger para ajudar os proprietários de pequenos negócios e pequenas empresas a aceitarem pagamentos QR.
Jorn Lambert, vice-presidente executivo de regiões e canais digitais da Mastercard, explica que “os proprietários de negócio estão muito abertos a novas formas de aumentarem as suas vendas e atraírem novos clientes para suas lojas. Ao darmos a capacidade aos pequenos comerciantes de oferecerem pagamentos digitais baseados em QR, ajudamo-los a alcançar esses objetivos e a criarem uma maior adesão dos clientes com pouco ou nenhum investimento, além do telemóvel que já possuem.”