Quantcast
Retalho

Como o Marketplace do Facebook está a manter os jovens na plataforma?

iStock

Apesar da influência do Facebook manter-se “forte” a nível global, os utilizadores mais jovens têm vindo a desconectar-se da plataforma, com apenas 32% dos jovens dos Estados Unidos da América (EUA) a utilizarem o Facebook atualmente, abaixo dos 71% registados em 2014, de acordo com um estudo da Pew Research.

No entanto, o Marketplace tem vindo a manifestar-se como uma das razões pelas quais os jovens ainda estão na plataforma, de acordo com o artigo da CNBC.

 

Lançado em 2016, o Facebook Marketplace cresceu e tornou-se numa das maiores histórias de sucesso da Meta, contando atualmente com 1,1 mil milhões de utilizadores em 70 países, avançou o BusinessDasher.

Charles Lindsay, professor de marketing na Universidade de Buffalo, nos EUA, refere que “O Marketplace é a feira da ladra da Internet, onde há uma quantidade enorme de negócios de consumidor para consumidor”.

 

Ao contrário, por exemplo, do eBay, o Marketplace do Facebook não cobra taxas e as entregas locais apoiam no que toca a evitar custos de envio. Para Jasmine Enberg, analista principal da eMarketer, “a introdução de taxas pode levar os utilizadores para outras plataformas”.

De acordo com Yoo-Kyoung Seock, professor da Faculdade de Ciências da Família e do Consumidor da Universidade da Geórgia, nos EUA, uma vantagem importante é a confiança, pois os perfis no Facebook fazem com que as transações pareçam mais seguras do que em plataformas anónimas.

 

Em janeiro deste ano, o eBay assinou uma parceria com o Facebook Marketplace, permitindo que os produtos selecionados do eBay aparecessem no Marketplace nos EUA, na Alemanha e em França, com os analistas a projetarem que este acordo possa gerar 1,6 mil milhões de dólares adicionais em vendas para o eBay até ao final de 2025.

Embora o Facebook não cobre taxas, a plataforma arrecada uma comissão de 10% das vendas feitas através do seu serviço de entrega. Apesar de não ser uma significativa fonte de receita direta, mantém os utilizadores do Facebook ligados à rede social.

 

“O Marketplace ajuda a Meta a provar que utilizadores mais jovens ainda fazem login, mesmo que estejam apenas a comprar e a vender em vez de fazerem scroll”, referiu Enberg.

Segundo a analista, ao manter os utilizadores conectados, o Marketplace “desempenha um papel fundamental na estratégia de longo prazo do Facebook, garantindo que a plataforma permaneça relevante num cenário digital em constante mudança”.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever