Pela primeira vez, a qualidade, o sabor e a eficácia das Marcas de Distribuição vão ser avaliados pelos consumidores em testes geridos e controlados por laboratórios independentes especializados em análise sensorial. A certificação “Seleção” conta com a consultoria de José António Rousseau, Presidente do Fórum do Consumo e ex-diretor Geral da APED.
Os produtos candidatos às certificações “Seleção Sabor”, “Seleção Beleza” e “Seleção Limpeza” são alvo de uma bateria de testes cegos, sem referência a marcas, por consumidores anónimos em situação real de utilização dos produtos, nas suas próprias casas. A amostra de consumidores é recrutada pelo laboratório de análise sensorial e segue critérios de avaliação objetivos. A atribuição do selo “Seleção” implica uma classificação mínima de 7 em 10 valores.
A certificação “Seleção” é exclusiva para produtos MDD de hipermercados, supermercados, hard discount, grossistas e pequeno retalho. Ao selo “Seleção Sabor” podem candidatar-se todos os produtos ou gamas alimentares e de bebidas MDD, que serão avaliados quanto ao seu sabor, cheiro, textura, aspeto e satisfação global. No caso da “Seleção Beleza”, todos os produtos ou gamas de higiene pessoal e cosmética MDD serão testados quanto à sua eficácia, facilidade de utilização, odor e satisfação global. Os produtos MDD ligados ao universo da casa, sua limpeza e manutenção, podem candidatar-se ao selo “Seleção Limpeza”, sendo avaliada para além da satisfação global, a sua eficácia, simplicidade de uso e aspetos sensoriais (design, cheiro, textura), em situação real de utilização.