A Makro vai passar a comercializar seis marcas próprias desenvolvidas a pensar nas necessidades dos seus clientes profissionais, no seguimento da nova estratégia da Metro Cash & Carry apresentada esta terça-feira em Dusseldorf, na Alemanha.
Aro, Fine Food, Horeca Select, H-Line, Rioba e Sigma são as seis marcas próprias, algumas das quais já disponíveis nas lojas do grupo presentes em 30 países.
Tratam-se de produtos com um enfoque centrado no cliente, com um preço mais competitivo e foram desenvolvidas em colaboração com os clientes que indicaram e especificaram as suas necessidades ao nível da qualidade, desempenho, embalagem e preço. Este portefólio vai ser gradualmente introduzido nos 30 países onde a insígnia opera.
«São produtos com qualidade semelhante à dos produtos líder, mas a um preço mais baixo», explicou António Pinheiro, director de marketing e comunicação da Makro Portugal, à Distribuição Hoje.
«Com o lançamento da nossa nova estratégia para as marcas próprias, estamos a centrar-nos ainda mais nas necessidades específicas dos nossos clientes principais, tais como hotéis e restaurantes, comerciantes e escritórios. O nosso conhecimento e entendimento do seu negócio ajudou-nos a desenvolver uma gama de produtos de elevada qualidade, de fácil utilização e feitos à medida das suas necessidades. Com um preço muito competitivo, o nosso sortido de produtos de marca própria irá ajudar significativamente os nossos clientes profissionais a potenciarem ainda mais os seus negócios», disse Frans W. H. Muller, CEO da Metro Cash & Carry International.
A marca Aro é vendida ao preço de entrada no mercado, abaixo dos valores de referência praticados pela concorrência, e inclui artigos alimentares e não alimentares. «Normalmente é o preço mais baixo que está nas nossas prateleiras. Sendo o preço um factor preferencial da restauração muitos clientes preferem comprar produtos a um preço de entrada. Muitos dos nossos clientes [na área da restauração] viram-se obrigados a fazer menus de refeição por cinco euros e, rapidamente, a Makro tentou acompanhar a situação e sugerir produtos, e até receitas, que permitissem oferecer refeições a preços baixos», disse António Pinheiro à Distribuição Hoje.
A Horeca Select conta com cerca de 1500 produtos alimentares de qualidade comparável aos de uma marca líder, mas entre 10 e 20% mais baratos. Destina-se a hotéis, restaurantes, cantinas e caterers. A H-Line é composta por quase 350 produtos não alimentares e quase alimentares utilizados em quartos de hotel, casas de banho, restaurantes, bares e caterers.
A Rioba é a linha de produtos alimentares e não alimentares (café, chá, snacks de chocolate, biscoitos, bebidas para cocktails, chávenas, guardanapos, entre outros) para bares, cafés, restaurantes, hotéis, companhias e escritórios.
Por sua vez a Sigma, composta por mais de 600 produtos de escritório, dirige-se a vários segmentos de clientes uma vez que todos precisam destes materiais na gestão do seu negócio, independentemente da área em que operam.
Em média todos estes produtos vão ter um preço de venda 10 a 20% inferior aos dos produtos semelhantes de marca, embora oferecendo uma qualidade comparável aos dos melhores produtos do mercado, de acordo com informação da Makro.
«Esta nova abordagem permite-nos oferecer um valor acrescentado aos nossos clientes profissionais. Factor que se reveste de especial importância, sobretudo num período de crise económica», referiu Thomas Rudelt, head of corporate Own Brand Management.
A Makro é um dos maiores grupos de distribuição a nível europeu, está presente em Portugal desde 1990, onde conta com 11 lojas.