Na apresentação dos resultados anuais da Unicer, António Pires de Lima, presidente executivo do grupo, disse que “este resultado foi o melhor da história da empresa, mais 25% do que em 2009, alcançando os 65 milhões de euros”. Ainda de acordo com o responsável, “o cash flow gerado ascendeu aos 43 milhões de euros, um aumento de 23% quando comparado com o exercício de 2009”.
A internacionalização foi a grande impulsionadora destes resultados, sendo que as vendas, em volume, “ultrapassaram os 190 milhões de litros e que 40% da produção de cerveja destina-se aos mercados externos”.
Angola mantém-se como o principal país na atividade internacional da empresa, principalmente devido às vendas das marcas Cristal e Super Bock. Segundo Pires de Lima, “os locais onde se fala a língua portuguesa são os nossos mercados de eleição, mas, atualmente, estamos a apostar em outros mercados na zona do Pacífico, na China e nos Estados Unidos da América.
De acordo com a empresa, saíram de Portugal, em 2010, 13 mil contentores (em especial para África e resto do mundo) e dois mil camiões com produtos das marcas Unicer.
Leia mais desenvolvimentos sobre esta notícia na próxima edição da DISTRIBUIÇÃO HOJE (nº392)