A GS1 Portugal anunciou a nomeação de Paulo Gomes como novo Diretor-Geral, a partir de 1 de julho de 2025.
De acordo com o comunicado de imprensa, após 15 anos de liderança e contributo significativo, João de Castro Guimarães deixa as funções executivas na organização, passando a representar a Nestlé Portugal no Board da GS1 Portugal — cargo que anteriormente acumulava com a direção executiva.
Paulo Gomes, atual Diretor-Geral Adjunto, será o responsável por liderar a próxima fase da organização.
Segundo a nota de imprensa, a entrada de Paulo Gomes assinala uma nova etapa para a GS1 Portugal. Atualmente Diretor-Geral Adjunto, é engenheiro, com MBA pela Universidade Católica e certificação Black Belt em Lean Six Sigma. Com cerca de 20 anos de ligação à GS1 Portugal enquanto representante da Johnson & Johnson, traz consigo uma vasta experiência em áreas como gestão comercial, inovação, transformação digital, melhoria de processos e liderança de equipas internacionais, além de um conhecimento sólido do mercado empresarial nacional e internacional.
“Estou empenhado em assumir o compromisso de fazer crescer esta organização sobre o sólido legado deixado por João de Castro Guimarães. O meu foco passará por acelerar a adoção dos Standards e serviços da GS1 Portugal, reforçar a parceria e colaboração com os representantes dos vários setores, explorar novas áreas de aplicação dos Standards GS1 em setores estratégicos, garantindo que a GS1 Portugal continue a ser um motor de inovação, sustentabilidade e transição digital para todos os associados e para a comunidade empresarial em sentido mais lato”, referiu o novo CEO.
Ao longo de cinco mandatos, João de Castro Guimarães consolidou o papel da GS1 Portugal como um pilar fundamental para a eficiência, inovação e transparência do tecido empresarial português.
“Foi um privilégio liderar uma equipa tão dedicada e alinhada com o nosso propósito: em 15 anos, juntos, acreditámos verdadeiramente no poder transformacional dos Standards e Serviços da GS1 Portugal, no seu impacto na forma como se trabalha e se vive, quotidianamente. Fizemos desta crença orientação e a capacidade de promoção de eficiência, inovação, sustentabilidade e a transição digital da comunidade empresarial são hoje amplamente reconhecidos”, sublinhou João de Castro Guimarães.
E continua: “a GS1 Portugal está numa posição sólida, preparada para continuar a sua missão, com uma equipa de excelência, orientada para o serviço aos associados e comunidade empresarial. Fica de muito boa saúde e em muito boas mãos”.
 A transição para a nova liderança será feita de forma faseada, garantindo a continuidade e o bom funcionamento das operações da GS1 Portugal.