Quantcast
Sustentabilidade

Lidl vai transformar plástico das praias portuguesas em têxteis e arte

Lidl vai transformar plástico das praias portuguesas em têxteis e arte

O Lidl, em colaboração com o Electrão, trouxe de regresso o projeto TransforMAR, que tem como objetivo sensibilizar os portugueses para os princípios da economia circular. Com presença de norte a sul do País, nos últimos quatro anos, a iniciativa já recolheu mais de 110 toneladas de plástico.

Em comunicado, o Lidl revela que nesta 5ºedição o plástico e resíduos recolhidos, passíveis de serem reciclados, serão transformados em têxteis fabricados em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado. O plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados serão reaproveitados através da criação de esculturas.

 

Este ano, o TransforMAR atuará em 20 praias de norte a sul do país, com a implementação de depósitos próprios para recolha e reciclagem de plástico e metal. Além das 20 praias, foram identificadas zonas de elevado risco de contaminação dos oceanos, em que o projeto já está a atuar, através de ações de limpeza na costa portuguesa, com o apoio da Brigada do Mar pelo 3º ano consecutivo. Adicionalmente, a Marinha irá, em conjunto com a Polícia Marítima, realizar uma ação de limpeza e recolha de rede de pesca em alto mar.