Quantcast
Sustentabilidade

Conheça os vencedores do programa Lean&Green 2022

A GS1 Portugal procedeu ontem à entrega de prémios e estrelas da 3ª edição Lean & Green. A cerimónia foi integrada no evento “Sustentabilidade e descarbonização. E agora?”, que contou com a participação de vários especialistas em sustentabilidade, para discutir os desafios atuais e as perspetivas futuras em particular no que se refere à descarbonização e à sustentabilidade nos seus três pilares – ambiental, económico e social.

O programa europeu Lean & Green, que a GS1 Portugal representa, a nível nacional, tem como principal objetivo acrescentar um contributo relevante para a prossecução das metas definidas no Acordo de Paris, reduzindo ao máximo a respetiva pegada carbónica. Por uma redução igual ou superior a 20% das respetivas emissões de Gases de Efeito de Estufa, as empresas são premiadas com uma estrela Lean & Green. A Auchan Retail Portugal, Bel, Broliveira, Granfer, Lopes & Carvalho e SANTOSEVALE, foram os mais recentes premiados da iniciativa, por apresentarem planos de ação e atingirem metas concretas de descarbonização nas suas operações logísticas e de transporte ao longo de 2022, com evidências avaliadas por auditores independentes.

 

Em representação da Auchan Retail Portugal, Ana Leandro, Diretora de Supply Chain e Logística da empresa, e Joana Gomes, Responsável Técnica de Ambiente, elogiaram a iniciativa “que mobiliza e desafia as organizações a promover a saúde do Planeta”. “Este é o reconhecimento pela implementação de medidas de gestão na cadeia de abastecimento e na atividade logística, que contribuíram significativamente para a redução das emissões de carbono e são uma ajuda para alcançar a neutralidade carbónica que pretendemos alcançar”, acrescentam.

 

Já Ricardo Marques, representante da Bel Portugal, refere que esta estrela Lean & Green é “a primeira estrela de muitas que queremos ter”. O Diretor de Supply Chain da empresa afirma que este é o reflexo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde 2019 em parceria com o Grupo STEF. A Bel Portugal e o Grupo STEF foram a primeira parceria colaborativa a aderir ao projeto Lean & Green.

João Faria, Técnico Responsável da Produção Agrícola e Qualidade Pós-Colheita da Granfer, aproveitou a entrega de prémios para reforçar a importância da sustentabilidade no setor agrícola e o contributo que o projeto Lean & Green tem para este crescimento. “Para ser competitiva, a agricultura precisa de ser sustentável. Está tudo interligado e o Lean & Green ajudou-nos a profissionalizar, ainda que numa fase inicial, toda a agregação de dados que sustentam as reduções de carbono”, sublinhou.

 

Para Joaquim Vale, Administrador da SANTOSEVALE, “é ótimo ver que, ao fim de pouco mais de dois anos, temos o reconhecimento do nosso trabalho, um longo trabalho de equipa”. “Este processo ajudou-nos a termos a preocupação de reunir e compilar informação, demonstrando o trabalho que, efetivamente, está a ser feito, mas que não era exposto”, acrescenta.

 

Embora sem representantes presentes no evento, as empresas Broliveira e Lopes & Carvalho também receberam a distinção de Lean & Green como resultado da apresentação dos seus planos de ação e da redução das suas emissões de carbono.

A cerimónia contou ainda com um olhar para o passado e o presente do programa Lean & Green, com especial destaque para o seu crescimento constante no país, com a representação da GS1 Portugal. Gonçalo Dias, coordenador do projeto em Portugal, salientou que, atualmente, a iniciativa conta com a adesão de 27 empresas, e reforçou, ainda, a criação do Comité Lean & Green, em 2021, com o intuito de criar mais sinergias e partilha de boas práticas entre as empresas para estimular uma cultura de sustentabilidade. Desde 2019, 200.000 toneladas de CO2eq foram evitadas pelas empresas portuguesas através da iniciativa Lean & Green.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever