A cadeia Intermarché liderou as vendas de produtos frescos alimentares em 2008, lugar que já detinha em 2007, revelam dados da TNS Worldpanel.
O Intermarché obteve uma quota de mercado no segmento dos frescos de 9,8%, sendo seguido pelo Pingo Doce – 9,5% – e Continente, com 9,3%. Os restantes lugar deste ranking são ocupados pelo Modelo (8,3%), Jumbo (5,8%), Feira Nova (4,8%), Lidl (3,5%) e Minipreço/Dia (2,9%).
Apesar de estar nas duas últimas posições, foram o Lidl e o Minipreço as insígnias que mais cresceram em 2008 na categoria de frescos, onde estão incluídos produtos como o bacalhau seco, carne, peixe, marisco, frutas, legumes e pão de padeiro.
No ano passado os frescos representaram, para os lares portugueses, 33,1% do total gasto em produtos de grande consumo, o que revela um aumento em relação a 2007, onde essa percentagem era de 32,6%. Assim, em cada mês, cerca de 54 euros dos 162 euros de média gastos em compras, são direccionados para produtos alimentares frescos.
Estes dados, reportantes ao consumo dos lares de Portugal Continental, revela também que existe uma tendência das famílias portuguesas em fazer mais momentos de consumo alimentar no lar, em detrimento de refeições fora.

