A Inditex dona de marcas com Zara e Massimo Dutti, apresentou esta semana os seus resultados para o exercício fiscal de 2024, apresentando alguns números que merecem destaque.
Em comunicado, a retalhista explicou que este foi um ano histórico em termos de lucros, obtendo um resultado positivo de 5866 milhões de euros, um valor que se estabelece como o maior de sempre e que representa um aumento de 9% face a 2024.
Mas este não deve ser o único número a estar atento. É que as vendas do grupo cresceram 7,5%, registando, também neste particular, um recorde, atingindo os 38.632 milhões de euros no último ano fiscal (01 de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025).
O resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) da Inditex cresceu 8,9%, para 10.728 milhões de euros.
“O nosso foco contínuo na otimização e digitalização de lojas continua a ser chave”, lê-se num comunicado da empresa, onde se explica que em 2025, a Inditex planeia investir perto de 1800 milhões de euros, sobretudo “na otimização” dos espaços comerciais, em “integração tecnológica e “na melhoria das plataformas online”.
As vendas em lojas físicas da Inditex em 2024 cresceram 5,9% enquanto as vendas online aumentaram 12%.
Apesar dos fortes resultados anuais, as ações da retalhista em bolsa sofreram uma queda, isto porque a Inditex registou, entre 1 de fevereiro e 10 de março, um crescimento abaixo dos 11% verificados no mesmo período do ano anterior, caindo as vendas para um crescimento de 4%.
Lanidor: O ADN familiar, a tradição e os novos públicos, na ‘terceira vida’ da marca