Quantcast
alfragide

IKEA investe 230 mil euros na eficiência energética das lojas de Alfragide e Matosinhos

IKEA investe 230 mil euros na eficiência energética das lojas de Alfragide e Matosinhos

A IKEA Portugal concluiu o projeto de renovação energética das lojas de Alfragide e Matosinhos com a instalação de 191 tubos solares, investimento que chegou aos 230 mil euros.

Estima-se que esta instalação vá gerar uma poupança anual de 18 200 euros na fatura elétrica de ambos os espaços, além de diminuir em 80 toneladas/ano a emissão de CO2 para a atmosfera em energia primária (100.000 kWh/ano e menos 47 Ton CO2 no caso da IKEA Matosinhos e 70.000 kWh/ano e menos 33 Ton CO2 na IKEA Alfragide).

“O Grupo IKEA quer ser energeticamente independente até 2020 e, para isso, já tem instalado a nível global cerca de 500 mil painéis solares. A renovação da IKEA Matosinhos e da IKEA Alfragide é mais um contributo da IKEA Portugal para a concretização deste objetivo do Grupo. Desta forma, não só estamos a ser mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, como estamos a conseguir reduzir os custos financeiros das nossas lojas e isso, necessariamente, vai se refletir nos preços mais acessíveis que conseguimos apresentar aos nossos clientes, a cada ano”, refere Ana Teresa Fernandes, diretora de sustentabilidade da IKEA Portugal.

A IKEA Loures tem, desde a inauguração em maio de 2010, cerca de 235 tubos solares que permitiram uma poupança de 59% do consumo de eletricidade em iluminação e 9 mil euros na fatura anual da eletricidade em 2012. Os tubos solares têm diferentes intensidades e estão instalados no espaço de armazém e de escritórios. O investimento foi, aproximadamente, de 160 mil euros e resultou num ganho de 87 mil quilowatt (kWh) /ano.