A IKEA Foundation apoia cerca de 178 milhões de crianças, em todo o mundo, através dos seus programas. A maior parte destas crianças vive na Índia, onde a IKEA Foundation trabalha há já 15 anos.
Os números foram tornados públicos no Dia Internacional da Felicidade (20 de março), momento em que a IKEA Foundation divulga o seu relatório anual referente a 2014, 178 million smiles (178 milhões de sorrisos), onde também revela que, só no ano passado, doou 104 milhões de euros, em dinheiro e produtos, a 40 parceiros a operar em 46 países.
“Não foi fácil atingir este objetivo, mas ao longo dos anos temos crescido de forma constante e desenvolvido parcerias inovadoras com organizações que ajudam milhões de crianças vulneráveis, em algumas das comunidades mais pobres do mundo”, refere Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation.
O trabalho da IKEA Foundation engloba algumas iniciativas como disponibilizar programas de imunizações e suplementos vitamínicos a comunidades desfavorecidas. O relatório mostra também que em 2014, a IKEA Foundation doou 10 milhões de euros em subsídios para ajudar vítimas de desastres, incluindo o maior donativo de emergência, no valor de 5 milhões de euros, aos Médicos sem Fronteiras para combater o Vírus do Ébola, em África.
A organização financiou ainda unidades de cuidados de saúde a recém-nascidos em quatro Estados da Índia, ajudando 1,2 milhões de bebés a receber cuidados especializados, ofereceu 480 000 brinquedos IKEA para os kits Early Childhood Development da UNICEF e doou um total de 150 000 colchões, colchas e edredões IKEA ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, para refugiados sírios a viver no Iraque.