Esta doação será distribuída por 16 Bancos Alimentares, de Norte a Sul do país. De acordo com o IKEA, “os alimentos doados são de qualidade, seguros e saudáveis e estão em perfeitas condições para consumo”.
“Enquanto empresa responsável, a IKEA considera que alimentos de qualidade não devem ser desperdiçados. Nesse sentido, ficamos orgulhosos pela IKEA, a nível global, ter decidido fazer esta doação à FEBA; doação essa que será, em grande parte, feita ao Banco Alimentar, em Portugal, contribuindo deste modo para proporcionar um melhor dia-a-dia às muitas instituições que apoiam tantas famílias portuguesas que atravessam tempos difíceis”, explica Ana Teresa Fernandes, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da IKEA Portugal.
Em março deste ano, o Grupo IKEA suspendeu a comercialização das suas almôndegas em todos os restaurantes e lojas suecas, depois de terem sido encontrados vestígios de carne de cavalo em apenas três lotes. O Grupo IKEA tem estado, desde então, a avaliar o melhor destino para estes milhões de refeições.
“A génese do Banco Alimentar Contra a Fome assenta nos princípios da dádiva e da partilha, na gratuidade das contribuições, na luta contra o desperdício de produtos alimentares e na sua repartição pelas pessoas mais necessitadas. A doação do Grupo IKEA à FEBA insere-se, sem qualquer dúvida, nos princípios orientadores da nossa missão”, considera Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.