Estão abertas até ao próximo dia 29 de maio as candidaturas à 8ª edição dos prémios de sustentabilidade ‘Green Project Awards’, uma coorganização da Agência Portuguesa do Ambiente, da Quercus e da GCI. Este ano, a iniciativa contará com a atribuição de um novo prémio, em parceria com o Grupo Jerónimo Martins.
Os Green Project Awards, que vão já na sua 8ª edição, têm como objetivo “distinguir projetos inovadores no âmbito do desenvolvimento sustentável assim como fomentar o debate em torno da economia verde”, explica a organização.
Através desta iniciativa, as empresas, organizações não-governamentais, associações, cooperativas, estabelecimentos de ensino e de investigação, administração pública e administração local e cidadãos em nome individual podem candidatar os seus projetos a várias categorias: Agricultura, Mar e Turismo, Investigação e Desenvolvimento, Gestão Eficiente de Recursos, Iniciativa de Mobilização, entre outros. Estes e outros temas estarão em destaque em 2015, durante o Ciclo de Conferências do Green Project Awards Portugal (GPA).
A maior novidade este ano é a parceria entre o GPA e o Grupo Jerónimo Martins, que irão colaborar na categoria Investigação e Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de promover a investigação e o desenvolvimento de produtos, serviços, projetos ou processos que tenham nos seus objetivos contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Assim, surge o ‘Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável’, ao qual se poderão candidatar projetos desenvolvidos por investigadores (a título individual ou em equipa), por universidades ou instituições de I&D, com aplicabilidade e potencial de valorização económica. Ao vencedor, o Grupo Jerónimo Martins atribuirá uma bolsa monetária, no valor de 20 000 euros.
Ao longo das suas sete edições, o Green Project Awards já distinguiu mais de 80 projetos em Portugal, num total de mais de 1000 candidaturas.