Quantcast
Retalho

Estudo: Personalização com IA tem potencial de fazer crescer vendas 10%

IA - personalização

Um estudo recentemente apresentado pela Bain&Company mostra que a Inteligência Artificial tem o potencial de fazer crescer as vendas em retalho na ordem dos 10%, isto apenas através da personalização da experiência.

Segundo o novo relatório da Bain & Company Retail and Gen AI: Now Scale Those Terrific Early Returns, explica-se que com a crescente integração de ferramentas com ChatGPT ou Copilot a expetativa do consumidor tem vindo também a auemtnar relativamente à sua experiência de compra.

 

Em termos de potencialidades a explorar por parte do retalho, nota a Bain que “a IA generativa permite aos retalhistas oferecer recomendações personalizadas em tempo real, adaptadas às preferências individuais e à localização dos clientes, bem como aos assistentes de compra. Este serviço não só melhora a satisfação do cliente, como também fortalece a fidelização à marca, proporcionando uma melhor experiência de compra”.

Por outro lado, defende-se também que os retalhistas podem otimizar a sua atividade de marketing entre 30% e 40% graças a esta tecnologia, sendo que se argumenta que a IA generativa permite automatizar a criação de conteúdos, realizar traduções de forma eficaz, gerir as redes sociais e desenvolver landing pages dinâmicas e personalizadas. “Ao automatizar tarefas complexas, as empresas podem reduzir os seus custos e melhorar as suas margens, além de conseguirem conquistar uma maior quota de mercado, especialmente entre aqueles que lideram a adoção desta tecnologia”, argumenta-se em nota de imprensa.

 

“Em geral, as empresas tendem a sobreestimar um pouco a velocidade de implementação de tecnologia disruptiva, mas também a subestimar o seu impacto a longo prazo. Há três décadas, muitas empresas subestimaram o impacto da Internet. Se se tivessem apercebido do impacto que isso viria a ter no retalho, os executivos teriam integrado esta tecnologia nos seus negócios em 1995. É possível que, com a Inteligência Artificial Generativa, nos encontremos perante um cenário idêntico.”, adianta Clara Albuquerque, sócia da Bain & Company.

A Bain & Company destaca o caso de uso de um retalhista que implementou um assistente para automatizar as suas tarefas de codificação, o que lhe permitiu aumentar a sua produtividade de 25% a 40%, além de obter poupanças equivalentes a mais de 50 vezes o investimento inicial necessário para adotar esta tecnologia.

 

Análise completa aqui: https://www.bain.com/insights/retail-and-gen-ai-now-scale-those-terrific-early-returns/.

 

A Distribuição Hoje e a Abilways Portugal promovem os Master DH, galardões que distinguem projetos, estratégias, produtos, serviços e pessoas que se tenham distinguido no setor da produção e distribuição em Portugal, em diversas categorias.

As candidaturas aos Masters DH estão abertas até 27 de setembro e poderá ver todas as categorias a concurso aqui.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever