Num cenário global em que se estima que 2,9 mil milhões de consumidores adquiram bens online — representando 36% da população mundial — a Inteligência Artificial (IA) pode vir a contribuir em cerca de 31 mil milhões de dólares (1,1%) para o crescimento total do sector em 2025, de acordo com dados da Statista.
Segundo a análise, este impacto deve-se à expansão do mercado global de IA, com estimativas a apontar para um valor de 244 mil milhões de dólares em 2025, com possibilidade de atingir os 827 mil milhões até 2030.
Assim, este facto faz com que as tecnologias baseadas em Ia sejam “um tema incontornável” para empresas de todos os sectores, em especial para o e-commerce.
Para Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi, estas conclusões não surpreendem, isto porque “a utilização de inteligência artificial em e-commerce é uma mais-valia, pois a tecnologia permite impulsionar a relação com os clientes, aumentar o número de vendas e otimizar processos”.
Além disso, o estudo reforça esta posição ao indicar que mais de 50% dos e-commerces já adotaram soluções baseadas em IA, sendo que 30% contam com uma integração total.
Neste contexto, a E-goi apresenta alguns resultados de clientes que implementaram soluções de IA nas suas lojas online:
- A Salsa Jeans registou um aumento de 73% no ticket médio ao utilizar a ferramenta Send Time Optimization, uma funcionalidade que envia a mensagem para cada destinatário na melhor hora e no melhor dia;
- Um retalhista de brinquedos na Península Ibérica obteve um aumento de 24% na taxa de conversão com campanhas baseadas em Next Best Offer (NBO), uma ferramenta de IA que analisa o comportamento do cliente para sugerir produtos/conteúdos relevantes, melhorando a experiência do utilizador;
- Um e-commerce na América Latina registou um crescimento de 7% na taxa de cliques em campanhas personalizadas.