Quantcast
 

Entrevista: Faturação da Lindt cresce a um ritmo de “dois dígitos”

Entrevista: Faturação da Lindt cresce a um ritmo de "dois dígitos"

A marca suíça de chocolates Lindt, representada pela Jerónimo Martins Distribuição (JMD) desde 2006, lançou no mercado o chocolate Excellence Morango Intense 150 gr. O objetivo é atingir “pelo menos 80% da faturação da tablete Laranja” e “contrariar” a tendência da quebra de vendas de chocolates no verão “com sabores mais frescos e frutados”, revelou à DISTRIBUIÇÂO HOJE Rita Clara, product manager da Lindt. A marca ocupa atualmente “o 5.º lugar no ranking de marcas fabricantes” e antevê continuar a crescer este ano.

A Lindt lançou recentemente uma nova tablete de chocolate com sabor a morango. Qual a expectativa para este novo produto? Quanto investiram neste lançamento? Estará disponível na grande distribuição?
Esta nova tablete apresenta um enorme potencial. O sabor morango é um dos mais apreciados pelos portugueses, e a receita do chocolate Lindt Excellence já conquistou a preferência muitos consumidores. A nossa expectativa é de esta tablete ultrapasse 80% da facturação da tablete Excellence Laranja 150gr que conta actualmente com uma distribuição extremamente alargada, e é uma das tabletes dentro do portofolio de tabletes Lindt com melhor performance. A tablete Morango Intense 150gr vem consolidar a aposta da Lindt em tabletes Excellence com sabor a fruta. O investimento neste novo produto decorrerá do alargamento da distribuição. De momento estas tabletes encontram-se disponíveis nos supermercados e hipermercados Auchan e El Corte Inglés, mas muito brevemente irão também estar presentes na cadeia Continente.

Vão fazer ações no ponto de venda? Se sim, quais e em que locais?
Pretendemos fazer várias acções no ponto de venda, mas ainda não podemos revelar. Estas acções são negociadas com os clientes retalhistas e grossistas, e serão conhecidas apenas em cima do acontecimento.

 

Como contraria uma marca de chocolates a “época baixa” do verão?
Apesar de 60% da facturação dos chocolates ser realizada nos meses que antecedem o Natal decorrente do consumo de bombons e produtos de oferta, as tabletes contribuem com uma facturação muito significativa ao longo de todo o ano. De qualquer forma, os meses de Junho, Julho e Agosto são naturalmente os meses de menor consumo de chocolates. Por este motivo, tentamos contrariar esta tendência com o lançamento de produtos com sabores mais frescos e frutados de Verão, como é o exemplo da tablete Morango Intense 150gr agora lançada.

Recuando a 2011. Como correram os resultados para a Lindt em Portugal? E quais as perfectivas para 2012?
Contrariando o expectável, a facturação do JMD em Lindt cresceu 28% em 2011 face ao ano anterior. Foi a marca de fabricante que mais viu crescer a sua quota de mercado em bombons quando o mercado decresceu cerca de 9%. Combinando bombons e tabletes, a Lindt viu subir a sua quota de mercado para 3,4pp, sem incluir a tablete de culinária Lindt 70% e as marcas de distribuição. É o quinto maior player no mercado de chocolates e o único do top10 que cresceu em valor. Para 2012, estamos confiantes que repetiremos a performance positiva do ano passado. Apesar da conjuntura económica actual não ser a mais favorável para a venda de produtos premium, existem claras oportunidades na substituição de artigos de oferta com valor mais elevado tal como cd’s de música ou vestuário, por artigos que impliquem um menor esforço de compra, mas que apresentem um elevado valor percebido para o consumidor. A Lindt tem uma oferta muito diversificada de produtos e formatos conseguindo preencher todos os patamares de preço, tornando os chocolates Lindt, reconhecidos pela sua qualidade superior, acessíveis a todas as bolsas. A conjugação destes dois factores, combinado com a intensificação da actividade promocional transversal a todas as categorias dos bens de grande consumo, estão na base do crescimento a dois digitos que levamos acumulado a Junho e perspectivamos um segundo semestre igualmente positivo.

Qual a quota da marca no mercado português?
Actualmente a quota de mercado da Lindt ronda os 3.8pp ocupando o 5º lugar no ranking das marcas de fabricante.

 

Que novidades vão apresentar em breve?
De momento ainda é cedo para fazer essa revelação, de qualquer forma podemos garantir um segundo semestre com muita inovação na campanha pré-Natal e Natal, como tem vindo a ser hábito na gama Lindt. O motor inovação é claramente um dos drivers de sucesso nesta categoria, e a Lindt pretende ser um player de exemplo nesta área, pelo que recomendamos que aguardem com muita expectativa as novidades Lindt que aí vêm.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever