Quantcast
 

Entrevista: “É intenção do Fórum do Consumo organizar todos os anos um evento com esta natureza”

Entrevista: "É intenção do Fórum do Consumo organizar todos os anos um evento com esta natureza"

Realiza-se em Lisboa na próxima terça-feira, dia 19 de fevereiro, no ISCTE, a 1ª Conferência do Fórum do Consumo. Ouvimos o presidente do Fórum, José António Rousseau, que desvenda a base do encontro.

Que reflexão vamos encontrar na 1ª Conferência do Fórum do Consumo?

Uma reflexão sobre o consumo em Portugal e a forma como o consumo, que é o maior fenómeno económico do mundo, tem vindo a ser estudado e analisado no nosso país. Por outro lado, será incontornável não avaliar a forma como a crise económica mundial tem afetado as formas e os estilos de consumo dos portugueses. Pretende-se ainda avançar com uma visão prospetiva do que irá ser o consumo em Portugal ao longo de 2013, a ser realizada e apresentada pelas três maiores empresas de estudos de mercado do mundo.

 

Quais os temas e oradores que mais destaca?

Penso que seria injusto salientar qualquer dos temas ou oradores uma vez que todos os temas são importantes e os oradores são dos melhores profissionais das suas áreas. Por outro lado estou convencido que o todo da conferência é maior que a mera soma das partes e, o que verdadeiramente interessa ao Fórum do Consumo é conseguir ultrapassar as expectativas criadas com este excecional programa e ser útil às empresas e aos profissionais do consumo, contribuindo de forma positiva para ultrapassar as dificuldades que todos hoje sentimos.

 

Aos profissionais da distribuição moderna e do retalho, de que forma esta primeira conferência será útil no dia-a-dia da sua profissão?

Tal como atrás já referi, os conteúdos que irão ser apresentados e debatidos na conferência são constituídos pela informação mais atual, profunda e credível sobre consumo disponível em Portugal. Nesta medida, poder partilhar e obter esta informação sem quaisquer custos será naturalmente importante para que os profissionais e as empresas possam aperfeiçoar as suas estratégias comerciais, de modo a ultrapassar as dificuldades e minorar os danos que a atual crise está a infligir às empresas.

 

Ainda antes da realização deste 1º encontro, há já expetativas para realizar um segundo? Se sim, quando será?

Claro que sim. É intenção do Fórum do Consumo organizar todos os anos um evento com esta natureza, pretendendo-se que venha a ser o melhor evento sobre consumo e uma referência indispensável para todo e qualquer profissional seja qual for o seu mercado. Entre conferências iremos também organizar outros eventos, menos ambiciosos e com um âmbito mais restrito que brevemente divulgaremos.

 

Como está a decorrer o Fórum do Consumo, desde a sua fundação? Quantos membros têm atualmente? Qual a adesão  das empresas de distribuição?

Temos atualmente um número já muito interessante de filiados, cerca de 100, entre associados profissionais, institucionais, empresariais e parceiros de media e Universidades. Quase todos os dias existem novas inscrições, principalmente dos profissionais e estamos a contar brevemente poder anunciar adesões de empresas da produção e da distribuição que todos conhecem.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever