A Sonae atingiu um volume de negócios de 1 342 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 8,7% que, de acordo com o comunicado enviado pela empresa às redações, permitiu arrecadar lucros de 20 milhões de euros. A Sonae MC, unidade dedicada ao retalho alimentar, conseguiu um volume de negócios de 940 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, um aumento de 10% face ao período homólogo.
Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, sublinha que “começou bem o ano de 2018 na Sonae que, no primeiro trimestre, cresceu o volume de negócios consolidado em 8,7% e a rentabilidade (EBITDA) 9,5%. De realçar o contributo do retalho alimentar e da Worten com evoluções muito positivas quer em crescimento absoluto quer em vendas no mesmo universo de lojas, bem acima do que o efeito calendário pode explicar.”
Sonae MC cresce 10%
Nos primeiros três meses do ano, a Sonae MC avançou 10%, com um volume de negócios de 940 milhões de euros. De acordo com a empresa, esta evolução foi possível “por uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 5,3%, que seria positivo mesmo sem o efeito favorável da Páscoa”.
No período em análise, a Sonae MC continuou a apostar na expansão da sua rede de lojas, nomeadamente nos formatos Continente Bom Dia, Well’s e Go Natural.
Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, refere que “a Sonae MC tem vindo a apostar muito na sua proposta de valor e a potenciar a comodidade para os consumidores, o que tem sido reconhecido pelos clientes com a sua preferência. Estamos também a trazer as nossas vantagens para a área da saúde e bem-estar com um sucesso assinalável, sendo hoje já líderes na alimentação saudável em Portugal.”
Worten continua a reforçar quota de mercado
Sobre a Worten, a Sonae revela que o volume de negócios chegou aos 242 milhões de eueors, um incremento de 9,3% que foi suportado por uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 8,8% e pelo desempenho do e-commerce, que manteve a tendência de crescimento observada nos trimestres anteriores.
MO duplica vendas no online
No que à Sonae Sports & Fashion diz respeito, o volume de negócios do primeiro trimestre do ano foi de 96 milhões de euros, mais 1,5% do que em igual período do ano anterior e com as vendas a crescerem 3,7% no universo comparável de lojas.
De acordo com a empresa, a operação online continuou na sua rota ascendente, com destaque para a MO, que duplicou vendas, para a Zippy, que cresceu em 68%, e para a Salsa, com um crescimento de mais de 30%.
Importa também referir que, no período em análise, ficou concluído o acordo para a fusão dada JD Sprinter e da Sport Zone, que irá criar o segundo maior retalhista da Península Ibérica no setor de desporto.
No final do primeiro trimestre do ano, a Sonae contava com mais de 45 mil colaboradores, 2000 dos quais entraram na companhia nos últimos 12 meses.