Quantcast
 

Confiança dos consumidores e empresários caiu no mês do Natal

Confiança do consumidor desce e economia é principal preocupação

Os indicadores de confiança dos consumidores e dos empresários fecharam o ano de 2011, no mês de dezembro, em mínimos históricos, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). 

Segundo os resultados do INE, para além do agravamento do pessimismo no mês do natal, o indicador de confiança do comércio prolongou “o forte decréscimo observado desde julho de 2010, e alcançou um novo mínimo histórico para a serie iniciada em 1989”. No mês de referência “este indicador registou um agravamento em ambos os subsetores, comércio a retalho e grossista”, avança o Diário Económico.

Por sua vez o indicador que mede a confiança dos empresários, voltou a “diminuir significativamente no mês de dezembro, mantendo o acentuado perfil descendente iniciado em outubro de 2010, e registando um novo mínimo histórico”, avançam os dados do INE.

 

“O saldo das expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar manteve a trajetória negativa observada desde o final de 2009, apresentando no mês de referência o contributo negativo mais expressivo para o comportamento do indicador de confiança”, adianta aquele instituo, segundo o Diário Económico.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever