Segundo os resultados do INE, para além do agravamento do pessimismo no mês do natal, o indicador de confiança do comércio prolongou “o forte decréscimo observado desde julho de 2010, e alcançou um novo mínimo histórico para a serie iniciada em 1989”. No mês de referência “este indicador registou um agravamento em ambos os subsetores, comércio a retalho e grossista”, avança o Diário Económico.
Por sua vez o indicador que mede a confiança dos empresários, voltou a “diminuir significativamente no mês de dezembro, mantendo o acentuado perfil descendente iniciado em outubro de 2010, e registando um novo mínimo histórico”, avançam os dados do INE.
“O saldo das expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar manteve a trajetória negativa observada desde o final de 2009, apresentando no mês de referência o contributo negativo mais expressivo para o comportamento do indicador de confiança”, adianta aquele instituo, segundo o Diário Económico.