Pedro Sobral, apresentou o caso prático “Uma estratégia para smartphones e tablets do Grupo Leya” onde revelou a estratégia que sustentou o lançamento, recente, de aplicações do grupo editorial para smartphones e tablets.
“Com estes novos modelos de negócio surgem também novos parceiros. No negócio online, seja no mercado editorial seja na distribuição, tudo é possível”, sublinhou referindo que “com a nova área digital o Grupo Leya poderemos chegar a um mercado maior do que o mercado português. Em Portugal podermos chegar aos 7 milhões de portugueses, mas com as s novas plataformas temos possibilidade de ir para mercados exponencialmente maiores, como por exemplo o Brasil”.
De acordo com Pedro Sobral o crescimento da venda de equipamentos que permitem a venda electrónica de conteúdos, ou seja, tablets, “será, em Portugal, na ordem dos 350% em 2011/2012”.
“Existem, teoricamente pois não existem dados concretos, cerca de 170 mil iPhones em Portugal, contudo apenas 7% têm pacote de dados, ou seja, quem consome, consome muito, e é interessante que há um enorme potencial de utilizadores com pacotes de dados e consequentemente do crescimento de conteúdos pagos”, indicou.