Quantcast
Economia

Compras online aumentaram 40% em dezembro

Em dezembro, as compras online em Portugal aumentaram 40%, em comparação com os números de 2019. Já as compras físicas diminuíram 11%, mas cresceram 2 pontos percentuais em relação a novembro. Os dados foram divulgados, recentemente, pela SIBS Analytics.

Os dados do SIBS Analytics revelam também que Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região do País onde a retração no consumo mais se acentuou, desde o início da pandemia. Em dezembro, as compras em loja diminuíram 17%, em relação ao período homólogo de 2019. Em comparação com novembro, a queda foi de 19%.

No geral, as quebras no consumo em loja registaram-se na maioria das zonas do País. Só no Arquipélago dos Açores e no Alentejo é que se verificou uma evolução positiva de 4% e 2%, respetivamente, face a dezembro de 2019.

Em média, os portugueses gastaram 39,4 euros por compra na rede Multibanco, durante o mês de dezembro. A SIBS Analytics revela ainda que, em comparação com o mês anterior, os gastos dos portugueses aumentaram cerca de 5,6%.

Os jogos e os brinquedos, a perfumaria e cosmética e a decoração e os artigos para o lar foram os setores que mais cresceram em relação ao resto do ano. O setor dos jogos, brinquedos e puericultura foi o que teve maior variação, com um incremento de x2,5.

O serviço MB Way também cresceu durante as festividades, quer nas compras físicas, quer no online. No último mês do ano, os pagamentos em loja com MB Way aumentaram 321%, face ao mesmo período de 2019. No online, o incremento foi de 241%. Só em dezembro foram realizadas mais de 7 milhões de compras, totalizando mais de 15 milhões de operações.

O MB Way terminou o ano com mais de 3 milhões de utilizadores e mais de 100 milhões de operações num ano.