Brand Footprint

Colgate é comprada por metade dos lares do mundo

Colgate é comprada por metade dos lares do mundo

A Colgate é a única marca que foi comprada por mais de metade dos lares do mundo, de acordo com o estudo ‘Brand Footprint’ da Kantar Worldpanel, um estudo anual lançado esta semana em todo o mundo sobre as 50 marcas mais escolhidas no mercado FMCG.

Numa nota enviada às redações, a Kantar Worldpanel explica que a Colgate ganhou em 2014 cerca de 19 milhões de novos shoppers, com variações positivas em todas as regiões do globo. “Neste caso, os compradores indianos contribuíram pelo menos com metade dos novos shoppers, permitindo a esta marca entrar em 86% dos lares, neste país”, indica o estudo.

O estudo agora divulgado mostra também que a marca Downy da P&G está no top das marcas que mais crescem, pelo segundo ano consecutivo, com o seu CRP a crescer 23%, subindo quatro lugares e ficando em 14º. A esta juntam-se as marcas Vim, Sunsilk, Doritos e Yakult, no Top 5 das marcas que mais crescem em CRP. Já a marca Dove entrou pela primeira vez no Top 10, para o nono lugar, somando 14 milhões de novos compradores à sua base mundial de shoppers e fazendo o seu CRP crescer 6%.

Para além destas, “algumas das marcas que vale a pena seguir incluem a Dettol, Oral-B e Pringles, todas a crescer rapidamente e a chegar perto do Top 50, aumentando os seus CRP’s em 11%, 9% e 7%, respetivamente. A marca Dettol subiu cinco posições no ranking global e está na 57ª posição das marcas mais escolhidas, enquanto Oral-B e Pringles fizeram a sua estreia no Top 70, com as posições 70 e 67ª, respetivamente”, revela.

O ranking global deste ano releva ainda que metade das 11000 marcas analisadas estão ao crescem em CRP. Destas, 75% podem atribuir o seu sucesso ao crescimento da sua base de compradores (mais penetração). Esta é uma característica comum entre todas as marcas FMCG que crescem.

“Enquanto todas as marcas do Top 10 conseguiram acima de 20% de penetração, dois terços de todas as marcas FMCG estão abaixo desse valor. Com a Colgate a ser a única marca comprada por mais de metade dos lares em todo o mundo, isso indica-nos que as marcas tem ainda muito espaço para crescer. Cada marca em crescimento demostra um apetite saudável por explorar novos mercados e adaptar-se as necessidades e culturas locais. As que tem uma função social ou comunitária conseguiram boas performances, mas nenhuma mais do que a Dove, cuja campanha de cruzada por uma beleza real conseguiu conectar-se emocionalmente com os consumidores e encorajar a sua compra por todo o mundo”, explica o relatório.

Josep Montserrat, Global CEO da Kantar Worldpanel, refere que “o ‘Brand Footprint’ é o maior estudo sobre as marcas FMCG em todo o mundo, fornecendo conclusões chave para conduzir ao crescimento e ao sucesso. Este ano, revelamos que as marcas FMCG que crescem seguem uma simples regra, o crescimento depende da penetração: reter e aumentar o número de compradores que escolhem uma marca.”