Quantcast
Tecnologia

ChatGPT: Amazon e Alibaba respondem ‘em força’

A disrupção introduzida pela disponibilização por parte da Open AI do ChatGPT ainda está por determinada na sua completude. Porém, é certo que esta nova ferramenta vem alterar completamente as dinâmicas de diversos mercados, nomeadamente no retalho.

Nos últimos dias, fruto do sucesso do projeto respaldado pela Microsoft, Amazon e Alibaba, gigantes do comércio eletrónico, decidiram responder, lançando, respetivamente Amazon Bedrock e Tongyi Qianwen.

 

O Amazon Bedrock, de acordo com o explicado, é um novo serviço que disponibiliza modelos fundacionais das principais startups de IA (AI21 Labs, Anthropic, Stability AI) e da Amazon por intermédio de uma API para que o desenvolvedor encontre o modelo que melhor responde às suas necessidades. A Bedrock oferece a opção de aceder a uma ampla variedade de FM* de alta potência para texto e imagens, incluindo o Titan FM da Amazon, conseguindo, por exemplo, escrever textos para blogues ou auxiliar em pesquisas .

Já no caso da Alibaba, o Tongyi Qianwen, lançado esta semana, é a resposta da retalhista de um modelo de IA generativa, IA que será integrada a todos os aplicativos da empresa chinesa. Esta plataforma “provocará grandes mudanças na forma como produzimos, trabalhamos e vivemos as nossas vidas”, avança o CEO da Alibaba, Daniel Zhang.

 

Inicialmente, explica-se na imprensa internacional, o Tongyi Qianwen será implantado no DingTalk, o software de comunicação no local de trabalho do Alibaba , e no Tmall Genie, um fornecedor de eletrodomésticos inteligentes.

Na sua primeira demonstração, a aplicação da Alibaba escreveu cartas-convite, planeou o itinerário de uma viagem e aconselhou o seu interlocutor relativamente à escolha de produtos cosméticos.

 

 

*A Generative AI é um tipo de IA capaz de criar novos conteúdos e ideias, incluindo conversas, histórias, imagens, vídeos e música. Como toda a IA, a Generative AI é alimentada por modelos ML – modelos muito grandes que são pré treinados com enormes quantidades de dados e que são referidos como Foundation Models (FM). Os clientes querem ser capazes de utilizar estes modelos base e construir aplicações diferenciadas utilizando os seus próprios dados, que muitas vezes contêm propriedade intelectual valiosa. E, por isso, é necessário garantir que estes permaneçam protegidos, seguros e privados durante todo o processo.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever