Mais de 15 milhões de metros quadrados de novos projectos comerciais vão abrir, na Europa, até ao final deste ano, tornando este total anual como o mais alto desde 1956. Os valores são revelados na mais recente edição do estudo “Shopping Centre Development Europe”, publicado pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield.
Se forem tidos em conta os dados das aberturas previstas até ao final de 2009, chega-se à conclusão que a Rússia está no topo, com 10 milhões de metros quadrados em construção e com inauguração prevista até ao final do próximo ano. Este valor inclui 14 mega centros regionais, cada um com mais de 100 mil metros quadrados.
O maior centro comercial que irá abrir até ao final de 2009 será o Fórum Istanbul, na Turquia, com 172 mil metros quadrados de Área Bruta Locável. Já a vizinha Bulgária totalizará 350 metros quadrados de novas aberturas, o que representa um crescimento de 400% de novos espaços comerciais no país. Por outro lado, e ainda nos países de Leste, a Roménia e a Ucrânia inaugurarão o dobro do espaço de centros comerciais existentes nos próximos 18 meses.
Em território nacional, e até ao final de 2009, deverão ser inaugurados perto de 700 mil metros quadrados de novos espaços, caso todos os projectos se concretizem no prazo previsto. A oferta total de conjuntos comerciais atingiu perto de 3 milhões de metros quadrados no final do primeiro semestre de 2008. A região Centro tem mantido a tendência de crescimento dos últimos anos, sendo actualmente a zona do país com maior peso, a seguir à Grande Lisboa.