Também o hipermercado Jumbo e a loja de animais Ornimundo, do ArrábidaShopping, foram distinguidos com o mesmo prémio.
“No caso da C&A do RioSul Shopping, o prémio foi-lhe atribuído pelo interesse que tem vindo a demonstrar pelas questões ambientais e de sustentabilidade, tendo obtido a Certificação Ambiental pela Norma ISO 14001. Esta loja tem planos de manutenção, respetivos registos e resultados das análises efetuadas e destaca-se ainda pela reutilização de cabides e embalagens e pelo facto de desencorajar os embrulhos das compras, que só são feitos se o cliente o quiser e pagar por isso. De salientar ainda a participação regular nas ações de formação promovidas pelo RioSul Shopping”, explica a Sonae Sierra em comunicado.
A organização do prémio refere também que a distinção ao Jumbo prende-se com o facto de possuir um sistema de gestão ambiental certificado pela norma ISO 14001, pelas formações ambientais promovidas, o aumento da taxa de reciclagem para 82% ou o aproveitamento das águas pluviais. Já a Ornimundo recebeu o prémio por possuir a mesma norma ISO, “e demonstra grande atenção às questões ambientais, como, por exemplo, o destino dado aos resíduos produzidos e depositados nos Ecopontos. Participa nas ações de formação e nos simulacros promovidos pelo ArrabidaShopping e tem procedimentos para evacuação dos animais da loja em caso de emergência”.
“O objetivo foi premiar os lojistas que demonstraram as melhores práticas e iniciativas ambientais, tais como: um claro compromisso em garantir um desenvolvimento económico sustentável; um sistema/ processo de gestão operacional para melhorar o desempenho ambiental em termos de energia, água, qualidade do ar, ruído, águas residuais e outros resíduos; e programas de formação e sensibilização ambiental”, explica a Sonae Sierra em comunicado.