Innovation Station é o nome do novo programa criado pela Auchan Retail, pela Ceetrus e pela Oney para encontrar startups nacionais e internacionais com soluções aplicáveis ao setor do retalho. As apresentações das startups arrancam já esta quinta-feira (31 de janeiro) e as ideias vencedoras terão a oportunidade de participar no codesenvolvimento da nova geração do retalho.
Em comunicado, as empresas responsáveis pelo programa explicam que “após as apresentações, iniciam-se as reuniões de matchmaking mediadas pela Nova SBE para concluir a primeira fase do programa. A segunda fase inicia-se com a seleção de até dez projetos para a Matchmaking Marathon, isto é, dois dias de trabalho intensivo, desenvolvido em parceria com os candidatos e colaboradores das empresas promotoras. O objetivo é identificar as propostas mais interessantes que passam à fase final. Num terceiro momento, dá-se o Codesenvolvimento das soluções customizadas. Começa com um sprint de inovação de uma semana intensiva com mergulho profundo no retalho e nos contornos do desafio concreto das marcas do Auchan Retail, Ceetrus e Oney.”
As startups que conseguirem oferecer maior valor acrescentado são convidadas a codesenvolver um piloto durante três meses no Innovation Station em Lisboa, recebendo um financiamento de 10 mil euros para desenvolvimento do projeto.
Nesta edição, o Innovation Station procura projetos com soluções em cinco áreas:
- Experiência do consumidor multicanal – oferecer ao cliente uma experiência perfeita e integrada de maneira simples, conveniente e divertida;
- Relacionamento com o cliente – conhecer o cliente e comunicar melhor que ninguém;
- Tecnologia empresarial – construir a base tecnológica que gere eficiência, produtividade, colaboração e inovação;
- Sustentabilidade ambiental – aumentar a responsabilidade social corporativa e minimizar impactos ambientais;
- Banca de retalho – facilitar o acesso dos clientes a financiamento, simplificar pagamentos e aumentar a fidelização.
Recorde-se que antes do Innovation Station a Auchan Retail, a Ceetrus e a Oney criaram o programa Startup Scan que avaliou mais de 150 projetos e promoveu mais de 90 sessões de apresentação.