Quantcast
 

Atrasos na construção levam a queda de aberturas de centros comerciais

Atrasos na construção levam a queda de aberturas de centros comerciais

As aberturas de novos centros comerciais em 2011 foram afetadas por atrasos na construção em diversos mercados europeus, num ano em que se registou a maior decréscimo de aberturas desde 1983, segundo dados do estudo European Shopping Centre Development, da consultora Cushman & Wakefield (C&W).

Se todos os projetos com conclusão prevista até final de 2011 tivessem efetivamente inaugurado, o valor de promoção teria aumentado cerca de 6,8 milhões de metros quadrados, o que representaria um crescimento de 15% em relação a 2010, acrescenta a análise da C&W. Contudo os atrasos registados em alguns países como a Rússia, Turquia e Itália fizeram com que as aberturas de 2011 chegassem apenas aos 5,9 milhões de metros quadrados.

Os maiores projetos concluídos na Europa em 2011 foram o Westfield Stratford City em Londres, Reino Unido (176.500 m2), o Marmara Forum em Istanbul, Turquia (156.000 m2) e o Marineda City em La Coruña, Espanha (146.000 m2).

 

No caso português, a evolução da nova oferta de centros comerciais seguiu a tendência verificada na Europa, tendo-se assistido a um decréscimo considerável dos novos projetos inaugurados. No ano passado abriram em Portugal dois novos centros comerciais, Aqua Portimão promovido pela Bouygues Imobiliária no Algarve com 35.500 m2 de ABL; e o Forum Sintra, projeto da Multi Development na grande Lisboa que resultou da expansão do Feira Nova, acrescendo 27.100 m2 de ABL de nova oferta ao mercado.   

Aberturas de centros comerciais previstas na Europa

para 2012/2013 (milhões de metros quadrados)

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever