Quantcast
 

APED: Taxas elevadas nos pagamentos por cartão prejudicam retalhistas

APED: Taxas elevadas nos pagamentos por cartão prejudicam retalhistas

“O comércio português paga das taxas mais elevadas da Europa pelas transações a débito e a crédito e os associados da APED pagaram 318 milhões de euros em taxas nos últimos anos”. Segundo um estudo realizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e apresentado à comunicação social, os valores impostos aos retalhistas e à distribuição moderna estão a penalizar fortemente as empresas portuguesas, num país onde 70% das transações são feitas com cartões de pagamento”.

Para Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED, “os montantes pagos pelas empresas portuguesas, muito superiores à média europeia, traduzem para os comerciantes nacionais custos acrescidos que prejudicam a sua competitividade e rentabilidade, situação que está a agravar-se no atual contexto de crise económica”.

Segundo o estudo da APED, as taxas cobradas em Portugal apresentam o valor mais elevado num conjunto de 13 países europeus, com índices de uso de cartões comparáveis com Portugal”.

 

“Não se consegue justificar o valor que se paga uma vez que somos dos países com mais transações deste nível e com um dos sistemas mais seguros do mundo, ou seja, não é necessário pagar mais pela segurança do sistema quando ela já existe, nem pela promoção e marketing de campanhas de incentivo ao pagamento por cartão quando já temos um dos mais altos índices europeus de transação”, reforçou Ana Isabel Trigo de Morais.

A APED salienta ainda que as taxas pagas pelos comerciantes são ainda “muito superiores” às que a própria VISA aplica às transações noutros países.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever