Pela primeira vez, o universo da alimentação, hotelaria e tecnologia para a indústria alimentar unem-se aos setores ligados à agricultura em dois eventos complementares que reúnem toda a fileira agroalimentar, entre os dias 21 e 24 de novembro de 2015, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
A Alimentaria & Horexpo Lisboa – Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar, coorganizada pela FIL e pela Alimentaria Exhibitions, realiza-se este ano entre 22 e 24 de novembro. O Portugal Agro, evento que pretende, pelo segundo ano consecutivo, mostrar a agricultura portuguesa na sua diversidade, realiza-se de 21 a 23 de novembro.
Fátima Vila Maior, diretora de Área de Feiras e responsável pelas duas iniciativas, considera a organização conjunta dos dois eventos “é uma enorme vantagem para expositores e visitantes. A realização no mesmo espaço temporal permitirá a presença de toda uma fileira, que vai desde a produção, dos produtos da terra, até à indústria com os produtos processados, inovadores e com novas tecnologias aplicadas. Ainda que em horários e zonas separadas, esta junção permite que esta grande mostra possa ser destinada aos profissionais do setor no caso da Alimentaria & Horexpo Lisboa, permitindo, igualmente, uma oferta para o público em geral no caso do Portugal AGRO. Queremos ter a maior oferta de produtos e outros similares para envolver todos os canais da produção e da distribuição.”
Para a responsável, estes dois eventos “complementam-se na perfeição e vão ao encontro não só das necessidades e exigências de quem os visita, mas também de quem expõe os seus produtos. Consideramos que a organização conjunta da Alimentaria & Horexpo Lisboa e Portugal AGRO torna os dois eventos ainda mais fortes, colocando no mapa não só nacional, mas internacional, o que de melhor é produzido em Portugal, com a possibilidade de um ganho enorme ao nível de sinergias.”
Sobre a data escolhida para o evento, Fátima Vila Maior refere que “a nossa intenção é colocar Portugal no calendário internacional das feiras agroalimentares internacionais e pensamos que a melhor maneira passa por juntar as grandes empresas da indústria alimentar e bebidas com um setor tão dinâmico como o canal Horeca e os pequenos produtores, propondo a oferta mais alargada e diversificada de produtos exposta na FIL até esta data.”