O número de aberturas de novos centros comerciais na
No primeiro semestre deste ano, abriram apenas 64 centros comerciais, representando uma descida de 50% comparativamente com ao mesmo período de 2009, quando se assistiu à abertura de 120 novos centros comerciais.
O estudo revela ainda que no primeiro semestre de 2010, dez países europeus não registaram qualquer abertura de novos centros comerciais, onde se incluem a República Checa, a Hungria e a Irlanda.
De acordo com a Cushman & Wakefield, não se prevê a curto prazo um crescimento do número de novas aberturas, isto apesar da quantidade de novos projectos poder aumentar em alguns países no próximo ano, dependendo da recuperação da economia e, em especial, da procura interna, das vendas de retalho e do financiamento.
Em termos de percentagem de crescimento, a
Na
Segundo Sandra Campos, directora de retalho da Cushman & Wakefield em Portugal: «apesar dos dois últimos anos terem sido críticos para os promotores, a redução de abertura de novos espaços comerciais poderá possivelmente criar novas oportunidades de promoção uma vez que a oferta será absorvida rapidamente na retoma, expondo potencialmente o mercado a pressões de crescimento, em alguns casos já no próximo ano».
Portugal não é excepção
À semelhança do que se verifica na Europa, o nível de actividade no sector de centros comerciais em Portugal abrandou «de forma drástica». Nos primeiros seis meses do ano foi inaugurado apenas um centro comercial: o LeiriaShopping, promovido pela Sonae Sierra.
O estudo refere também que em 2010 poderá ser atingido um mínimo histórico, registando-se o valor mais baixo de inaugurações de centros comerciais dos últimos 20 anos, a par com o que sucedeu no ano 2000. Esta é uma resposta do mercado à retroacção sentida nos últimos dois anos, que obrigou promotores e investidores a adiar ou mesmo cancelar projectos.
No segundo semestre do ano, a retracção vai manter-se, esperando-se apenas duas aberturas: o Barreiro Retail Planet, um projecto misto que inclui um retail park e uma pequena galeria comercial, resultado de uma parceria entre a Milligan e a Eiffage; e o Liberdade Street Fashion, localizado numa das melhores localizações da cidade de Braga.