Revolução Digital foi o tema em discussão na 5ª edição do inRetail Congress. O evento reuniu profissionais do retalho e apresentou caminhos tendências para a digitalização do setor e do consumo.
A parte da manhã iniciou-se com a apresentação dos dados da consultora EY, onde o orador Luke Short sublinhou o impacto que o digital está a fazer nas nossas vidas. Tendo aconselhado as empresas a acelerarem a mudança para o digital, a investir nas infraestruturas para a digitalização o retalho.
De seguida foi Joaquim Pássaro, CEO da Lacoste para o Reino Unido e Irlanda que explicou a estratégia da marca para o retalho. Da Mediapost, Antoine Blanchy mostrou ferramentas de como comunicar com o consumidor digital e como transformar browsers em compradores, sublinhando que o consumidor tem de ser “agarrado” no online nos primeiros 8 segundos da vista ao website.
A portuguesa Farfetch apresentou o case study que a tem tornado numa das empresas com mais sucessos na nova economia digital. Partilhou números sobre o crescimento global que está a registar. Marta Lima, country manager da Alpargatas Europe, apresentou o case study das Havaianas e como a marca comunica com o consumidor online e offline.
Ainda de manhã, Vitor Antunes, da Ingenico apresentou dados como o digital está a mudar a industria dos pagamentos, e o que isso influenciou os atores da cadeia de valor neste setor. A finalizar a manhã, Cláudia Domingues, da IKEA , apresentou a estratégia multicanal do retalhistas sueca que indicou que terá em conta uma estratégia adequada a cada mercado onde estão presentes, com um método de distribuição adequado também a esses mercado e conhecendo as formas de comprar de cada um, sem colocar em causa os pilares fundamentais da IKEA.
A manhã finalizou com uma mesa redonda sobre o tema Retail Re-Shaping com a presença de Paula Alves, responsável omnicanal da FNAC; Paulo Veiga, Diretor de Marketing; Sonae MC; Gonçalo Santos Lopes, Diretor, Redunicre, Rui Silva, Diretor Geral da Oriflame e Artur Miranda, Head of Corporate Partnerships da NOS.
The Rise of Social Retailing
A tarde começou com a Keynote do especialista em Redes Sociais, Philip Calvert. O orador apresentou ideias e caminhos, e muitas novidades, relativas ao retalho, numa apresentação “The Rise of Social Retailing”, sublinhado a importância do Twitter para os retalhistas.
Miguel Serrão, da Hava Media Group, apresentou vários casos de como o mobile potencia as compras online. De seguida, Marta Panera deu a conhecer a estratégia de mais um retalhistas “pure play”, a Showroomprive. E Carlos Vaz da Pragma apresentou como está a ser posta em prática a “Internet das cenas”, ou em inglês, a Internet of Things.
O inRetail Congress terminou com duas sessões de Fishbowl Conversation moderadas, por Pedro Santos da Sonae MC e Valdemar Pires, da Addaptcreative, respetivamente. De referir que o inRetail Congress é um evento realizado pelo Grupo IFE e pela revista Distribuição Hoje.
Na edição de novembro da Distribuição Hoje poderá ler a reportagem completa sobre este evento