Em 2015, cerca de 30% dos portugueses preveem comprar os primeiros presentes de Natal um mês antes da consoada e 28% preveem comprar duas semanas antes. A conclusão é do mais recente estudo do Observador Cetelem, que indica que apenas 4% dos portugueses inquiridos já se anteciparam e já começaram a comprar os presentes de Natal.
Os dados mostram também que 16% dos portugueses vão deixar as compras de Natal para a semana que antecede a data e 3% tencionam esperar pela época de saldos após o Natal para comprar os presentes.
No que diz respeito ao local das compras, tal como nos últimos dois anos, as lojas dos centros comerciais continuam a ser o local de preferência dos consumidores nacionais (75%), contudo, as lojas de comércio tradicional (38%) ultrapassaram os super ou hipermercados (37%) nas preferências face ao ano de 2014.
“As grandes superfícies especializadas adquirem importância: a intenção de comprar nestes espaços duplicou, tendo passado dos 7% para os 14%. Com menos relevância surgem depois a loja do chinês (8%) e as feiras ou mercados (7%). Menos frequente ainda é a compra de presentes através da venda direta ou por catálogo (3%) e na Internet (1%)”, indica o estudo.